ADOLFO ANDERLE: FALECIMENTO

Postado por e arquivado em PESSOAS.

Com o título acima o jornal Folha Patense noticiou em 01/04/2000 o falecimento do professor Adolfo Anderle, que aliava à sua competência como professor em algumas de nossas escolas a qualidade de ser, sobretudo, um cidadão de bem:

A equipe do jornal Folha Patense recebeu consternada a notícia do falecimento do ilustre professor Adolfo Anderle, ocorrida dia 26 de março do corrente, quando ele se apresentava no auge de sua vitoriosa carreira profissional e em pleno exercício de sua cidadania.

O professor Adolfo Anderle era natural da cidade de Taió, estado de Santa Catarina, onde nasceu em 11/04/1942. Era filho de Eugênio Anderle e Honorata Girardi Anderle. Casou-se em 1981 com Nanci Teixeira Anderle, com quem teve o filho Bruno Teixeira Anderle, nascido em 15/07/1982.

Adolfo Anderle formou-se em Filosofia Pura pela Universidade de Mogi das Cruzes, SP. Bacharelou-se em Teologia pelo Instituto de Teologia de Curitiba. Cursou Complementação Pedagógica e Habilitação em Orientação pela Universidade Passo Fundo, Rio Grande do Sul.

Em Patos de Minas foi orientador educacional nos colégios: Marista (1978/1993), Zama Maciel, Professora Elza Carneiro Franco (Polivalente) e Dona Guiomar de Melo. Atuou na 18ª D.R.E. (1982/1984). Lecionou Sociologia da Educação, Princípios e Métodos em Orientação Educacional e Estágio Supervisionado e Orientação Educacional na FAFIPA, a partir de 1978. Era frequentemente requisitado para fazer palestras sobre temas diversos, principalmente para jovens, sempre levando sua mensagem consciente, lúcida e de cidadania.

O professor Adolfo Anderle era articulista colaborador da Folha Patense, tendo publicado artigos também na Folha Diocesana, no jornal Vox e outros órgãos de imprensa patense. Foi um profissional consciente, culto, dedicado à educação e formação da juventude. Foi um grande professor militante em defesa da categoria, integrando o SIND-UTE por longos anos, atuando nos diversos movimentos realizados por aquele sindicato. Foi excelente pai de família e pessoa muito estimada entre os patenses, deixando um vasto círculo de amigos que sentem a lacuna de sua ausência.

A equipe do jornal Folha Patense lamenta a partida prematura de seu colaborador, ao tempo em que apresenta à esposa e filho, familiares e amigos do professor Adolfo Anderle, sentidos pêsames pelo seu falecimento, ocorrido dia 26 de março último.

* Fonte: Arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Arquivo de Nanci Teixeira Anderle.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in