POSSE DA 1.ª DIRETORIA DA FUCAP

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

CULTURACriação e Posse

Criada em Patos de Minas, dia 05 de dezembro de 1982, realizou solenidade de posse dia 21 deste, no Patos Social Clube, que gentilmente cedeu suas dependências para esta solenidade, demonstrando o interesse e boa vontade de sua diretoria, quanto ao movimento artístico-cultural de Patos e Região.

Primeira Exposição

Por ocasião da solenidade de posse, a FUCAP promoveu sua Primeira Exposição de Artes Plásticas, sob a coordenação de Arminda Alves Gomes de Carvalho, Chefe do Setor de Artes Plásticas da Fundação, contando com a participação dos seguintes artistas: Adão Marins, Ana Guimarães Silva (Guimarânia), Arminda Alves Gomes de Carvalho, Clarice Gomes Boaventura Silva, Dalva Santana Pacheco, Florescena Rocha, Geraldo Caixeta Carvalho, João Bosco (Kytty), Lucia di Donato Ferreira, Marialda Coury Martins, Nice Garcia Morais Flor, Patrícia Alves de Oliveira Viana, Sebastião F. Silva (Pindaíbas), Sidney Cursino, Guimarães Romão, Valda Nascentes de Queiroz Melo.

Cobertura Jornalística

Estiveram transmitindo ao vivo a solenidade de posse, as rádios Clube de Patos e Princesa de Lagoa Formosa, além da presença de repórteres representando os jornais Folha Diocesana e Correio de Patos e da revista A Debulha.

Presença Maciça

Um público superior a duzentas e cinquenta pessoas lotou as dependências do Patos Social Clube. Inúmeras autoridades se fizeram presentes ou foram representadas. Entre elas o Prefeito Municipal Dr. Dácio Pereira da Fonseca, o Vice-Prefeito eleito Dr. Aldo Lino Silva (que também representava o Prefeito eleito Dr. Arlindo Porto Neto), vários vereadores à Câmara Municipal (em exercício e eleitos), presidentes de clubes de serviço e entidades de classe, artistas de Patos de Minas e da região e amigos das artes de maneira geral.
Os convidados foram recepcionados pelos colunistas sociais Delfim José e Lourdes Fonseca, que colhiam em um livro de presenças as assinaturas dos convidados.

Programação

Após a abertura feita pelo comunicador José Afonso Silva, os outorgantes instituidores da FUCAP, Carlos Alberto Donâncio Rodrigues e João Marcos Pacheco, leram um breve currículo de cada um dos membros do Conselho Curador e da Diretoria de Fundação, ficando todos empossados em seus respectivos cargos. Em seguida o Presidente da FUCAP, João Marcos Pacheco, falou em nome de todos os empossados, esclarecendo os motivos que justificam a criação da Fundação e as finalidades principais da FUCAP. Em seguida iniciou-se o “Show Artístico” que contou com a participação da Escola de Música Carlos Gomes, Academia de Ballet Cristiane Morais (de Carmo do Paranaíba), Academia Lúcia Queiroz, Dalla, Clarete e a dupla sertaneja Chiquito e Rubão.

Encerramento e Palavra Franca

Encerrando a solenidade, durante a palavra franca, se manifestaram o Deputado Federal Dr. José Mendonça de Morais, que elogiou a iniciativa e se prontificou a abrir as portas do Congresso para os artistas de Patos de Minas e Região do Alto Paranaíba, confirmando assim as expectativas de toda a classe artística e cultural. Também falou o atual Presidente da Comissão Pró Casa de Cultura, Eugênio Pacceli (Sivuca), elogiando o movimento cultural e artístico de Patos e Região. Usou também da palavra o radialista José Afonso Silva, falando em nome de Diretores e funcionários das Rádios Clube AM e FM, colocando mais uma vez os microfones daquelas emissoras à disposição da FUCAP, sempre que necessitar.
O show artístico contou com o Som CADORO e a iluminação do Centro de Estudos Teatrais-CET (Heitor Rocha de Mendonça Pinheiro).

PRIMEIRA DIRETORIA

João Marcos Pacheco, Presidente; Carlos Alberto Donâncio Rodrigues (Xaulim), Diretor Artístico; Nélson Missias de Morais, Diretor Executivo; Antônio Laércio da Rocha, Chefe do Setor de Contabilidade; Arminda Alves Gomes de Carvalho, Chefe do Setor de Artes Plásticas; João B. Dias Macarrão, Chefe do Setor de Patrimônio; Lúcia H. de Queiroz Pereira, Chefe do Setor de Expressão Corporal; Marcos Antônio de Amorim, Chefe do Setor de Documentação; Maria Cristina G. Teixeira, Chefe do Setor Musical; Roberto A. de Deus (Dalla), Chefe do Setor de Pesquisa; Agenor G. dos Santos, Chefe do Setor Literário; Eugênio de Melo Ribeiro, Chefe do Setor de Cineclube; Vicente Nepomuceno, Chefe do Setor de Teatro; Maria Suely S. Pacheco, Secretária; Sônia Maria Pereira, Chefe do Setor de Publicidade e Divulgação; Stella Maris de Mendonça, Chefe do Setor de Fotografia; Conselho Fiscal: Célio José da Fonseca, João Batista Ferreira, José Humberto Bahia; Assessoria Jurídica: Dr. Libêncio José Mundim da Fonseca, Dr. Mário da Fonseca Filho.

* Fonte: Texto publicado na edição n.º 61 da revista A Debulha de 31 de dezembro de 1982, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Blogdaluciane.com, meramente ilustrativa.

Compartilhe