SAPATARIA ECONOMICA – 1917

Postado por e arquivado em ANÚNCIOS, COMÉRCIO.

Em 1905, Fortunato Pinto da Cunha, residente em Tiros e editor-calígrafo do periódico O Filho do Bosque, daquela cidade, encontrou-se com o Dr. Antônio Nogueira de Almeida Coelho, Promotor de Justiça da Comarca de Patos, que estava decidido a lançar o nosso primeiro jornal. Daí surgiu O Trabalho, em 15 de agosto, circulando até 1909. Depois de 12 anos fora de circulação, Fortunato o reanima em 1921, já impresso e com redatores diversos. Viveu mais um ano e fechou definitivamente as portas.

No intervalo entre as duas fases do jornal, Fortunato fez sucesso com um estabelecimento comercial, a Sapataria Economica, vendendo “calçados duráveis, elegantes e confortáveis”, sempre com os últimos modelos à disposição da clientela. E o mais importante: “20 a 30 por cento mais barato que no Rio”. A loja ficava localizada na Rua Olegário Maciel, que naquela época era considerada “avenida”. Característica é a falta de “número” do prédio, pois outrora as construções não eram numeradas, mas o trecho existente do logradouro ia da então Praça dos Boiadeiros (hoje Abner Afonso) até a Rua Tiradentes.

DSC01295

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Anúncio publicado na edição n.º 1 do jornal A Metralha de 10 de junho de 1917, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

Compartilhe