CORTE DE ÁRVORES DA AV. PADRE ALMIR EM 2011

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

O córrego da Cadeia corria a céu aberto desde o brejo onde era o campo do Mamoré, hoje o shopping, até o Paranaíba. Quem começou a canalizá-lo foi o prefeito Dácio Pereira da Fonseca em sua gestão de 1977 a 1983, da nascente até a Avenida Paracatu, ao lado do prédio da Cadeia.

Dali para frente os prefeitos Antônio do Valle e Jarbas Cambraia deram continuidade à obra, transformando o grotão que lá existia na bela Avenida Padre Almir. Mas as árvores lá plantadas transformaram-se em problema, o que foi informado pelo jornal virtual Patos Hoje em 21/01/2011:

O meio ambiente de Patos de Minas mais uma vez vai sofrer uma perda. As dezenas de árvores da avenida Padre Almir terão que ser derrubadas. O problema é que elas estariam danificando a galeria de água pluvial que existe no local. O trabalho de corte já começou e muitas já foram derrubadas. Arbustos de pequeno porte serão plantados no lugar.

De acordo com o Diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, César Pereira Caixeta, o canteiro central da avenida possui apenas cerca de 50 a 60 cm de terra e as raízes das plantas estão danificando a laje superior da galeria de água pluvial existente ali. O corte, segundo o diretor, foi um pedido dos engenheiros que fizeram uma avaliação no local.

César informou que toda a avenida é coberta por essa galeria que foi feita onde era o antigo “Córrego do Mamoré”. Segundo ele, somente os arbustos de menor porte permanecerão no canteiro. No lugar das árvores, serão plantadas palmeiras e azáleas que, segundo ele, permanecem floridas grande parte do ano e não danificam a galeria. 

* Fonte e foto: Jornal virtual Patos Hoje.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in