MISS BRASIL EM PATOS DE MINAS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

JUSSARACOROAÇÃO DA MISS PATOS DE MINAS – GRANDES FESTAS PROMOVIDAS PELA UNIÃO SOCIAL PATENSE

A cidade encheu-se de curiosidade de sábado à tarde à segunda-feira, quando a visitou a gentil senhorita Jussara Marques, Miss Brasil. Pelas três horas da tarde, o campo de aviação apanhava enorme multidão que queria conhecer a mais bela das brasileiras. O calor era forte e o sol castigava a enorme chapada onde se localiza o campo. A hora marcada o teco-teco de onde devia descer Jussara Marques teimava em não surgir no horizonte. Fôra a Patrocínio, onde receberia a formosa passageira, vinda de Goiania no avião da Nacional.

Na visinha cidade, foi ela cercada de atenções por pessoas da sociedade, que a conduziram em visita a estabelecimentos de ensino e ao clube local. Não podemos deixar de censurar o gesto das referidas pessoas que quiseram reter a convidada da U.S.P., causando com esse modo de agir inquietação na enorme massa popular que aguardava a chegada do avião. Não tiveram essas pessoas a gentileza de telefonar, dando parte do que ocorria. A deselegância dessa atitude repercutiu mal em toda a sociedade de Patos.

Quando o aviãozinho pousou na pista verde, foi cercado pela multidão de curiosos, e ao descer foi a gentil embaixatriz da graça e da beleza recebida pela Sra. e Sr. Jacques Corrêa da Costa, Prefeito Municipal, pelo Dr. Sebastião de Castro Amorim, Presidente da U.S.P., pelo Sr. Hugo José de Souza, Sra. Ermelinda Artiaga e a comissão de senhoritas chefiadas por Neide Maciel, Miss Patos de Minas. O número de senhoras e senhoritas que estavam no campo era enorme, e parece que nesse dia os lares foram abandonados, em troca do prazer de fitar a linda filha de Goiás.

A senhorita Jussara Marques, que se fazia acompanhar de sua mãe e da senhorita Elizabete Ribeiro, hospedou-se no Magnifico Hotel, onde também a aguardava um batalhão de curiosos de ambos os sexos, e para onde fôra conduzida no auto oficial da Prefeitura pela Sra. e Sr. Jacques Corrêa da Costa e pela senhorita Neide Maciel.

Quando se abriram as portas do Edifício São Bento, uma avalanche de pessoas elegantemente trajadas penetrou, procurando melhores colocações para assistir as cerimônias que ali se realizariam, às dez horas.

Precisamente à hora marcada chegou à séde da U.S.P. pelo braço de seu pai Sr. Renato Dias Maciel, a distinta e loira Miss Patos de Minas. Acompanhavam-na também as suas damas de honra, escolhidas entre as mais belas jovens de nossa terra.

Minutos depois chegava a Miss Brasil. E foi como se chegassem a graça, o donaire, a formosura e o encanto da mulher brasileira. Introduzida no salão de baile, onde se apinhava a maior multidão jamais vista em Patos, em festas semelhantes, pelo braço do Presidente do club Dr. Sebastião de Castro Amorim e seguida por um cortejo de damas amoráveis, Jussara Marques subiu ao estrado onde deveria colocar a faixa simbólica na Miss Patos de Minas. Ai, saudou-a em pequeno e elegante discurso o Dr. Sebastião de Castro Amorim. Miss Brasil colocou, em seguida, sob vibrante salva de palmas a faixa na senhorita Neide Maciel, Miss Patos de Minas.

Neide Maciel, em nome da sociedade patense saudou Jussara Marques, que agradeceu de improviso. Elza Silva saudou Miss Patos de Minas. Foram rápidos os discursos e logo a grande orquestra sob as ordens do maestro Messias anunciou o início do baile, aberto por Missa Brasil e pelo Dr. Sebastião de Castro Amorim. A grande festa prolongou-se até o amanhecer.

Domingo, a senhorita Jussara Marques atendeu um variado programa de visitas. Percorreu várias casas de famílias, levada pelas senhoritas que estavam destacadas para acompanhá-la. Às 16 horas foi recepcionada pelo casal Leopoldo Gondim e suas filhas. Estas reuniram um punhado de jovens e como convidados apareceram o Dr. Sebastião Castro de Amorim, o sr. Hugo José de Souza, o sr. Antonio da Silva Caixêta, o sr. Zama Maciel, o jovem poeta Altino Caixeta e o sr. Patrício Filho. Várias senhoras de nossa sociedade estavam também presentes. O poeta Altino Caixêta disse versos de sua lavra em homenagem à Miss Brasil que os acolheu com vivo agrado.

JUSSARA 2À noite, Miss Brasil visitou a residência do casal Renato Dias Maciel e D.ª Iria Magalhães, onde Miss Patos de Minas lhe ofereceu um chá. Ai, também, estavam reunidas várias pessoas de destaque social, notando-se a sra. e sr. Jacques Corrêa da Costa, a sra. e sr. Antonio Caixêta, o Dr. Sebastião Castro de Amorim e filhas, o sr. Hugo José de Souza e filha, a senhorita Elizabete Ribeiro, a sra. Izaura Marques de Souza, o sr. Zama Maciel, a elegante senhorita Teresinha Brasileiro e mais o séquito graciosa de Missa Jussara.

Da residência do Sr. Renato Dias Maciel foi Miss Brasil levada ao fotógrafo Chilon para se deixar fotografar em lembrança de sua estadia em nossa terra. Saindo do fotógrafo, dirigiu-se Miss Brasil para o edifício da Sociedade Recreativa Patense, onde seria recepcionada pelas famílias que ali se reuniram para conhecê-la. Os salões da rica sociedade estavam repletos. Recebida pela diretoria e introduzida no salão pelo jovem Sr. João Carvalho, foi saudada, em breve e elegante discurso pela graciosa senhorita Maria Lina Borges. Agradeceu Miss Brasil em breves palavras. Dançou algum tempo, retirando-se para a U.S.P., onde se reunia a mocidade de Patos. As danças prolongaram-se até madrugada em ritmo animadíssimo.

Segunda-feira pela manhã, em companhia da sra. e sr. Jacques Corrêa da Costa, da senhorita Mariêta Bernardes e do sr. Zama Maciel e de mais três automóveis conduzindo o sr. e Sra. Leopoldo Goindim, o Dr. Sebastião de Castro Amorim e filhas, a sra. e sr. José Euzébio, o sr. Hugo José de Souza e filha, o sr. José Piau e as senhoritas Neide Maciel, Mariinha de Castro, D.ª Izaura Marques de Souza, srta. Elizabete Ribeiro, seguiu Miss Brasil para a fazenda do Sertãozinho, onde foi recebida pelo diretor da grande estação Agrícola Dr. José Maria Cruz e sua exma. senhora, todos os altos funcionários e operários acompanhados de suas famílias.

Depois de percorrer as plantações e visitar os pontos principais da fazenda, dirigiu-se Jussara Marques e sua comitiva à residência do casal José Maria Cruz, onde lhe foi oferecido um cok-tail e uma mesa rica e farta de doces e salgados. Despertou admiração entre os presentes a graça das filhas gêmeas do casal, pequenas crianças sadias e lindas.

Às 15 horas, Miss Brasil dirigiu para o campo de aviação, de onde partiria de avião para Goiânia, em companhia de sua exma. genitora e da senhorita Elizabete Ribeiro. Levaram-lhe as despedidas grande número de pessôas e o Prefeito Municipal e sua Exma. Esposa apresentaram-lhe os agradecimentos da cidade. A Senhorita Jussara apresentou despedidas e agradeceu a todos pelas gentilezas de que fôra alvo e disse graciosamente que voltaria para o Carnaval.

NOTA: Antônio Almerio Amorim informa: “A Jussara casou-se com Marcelino Amorim, filho dos patenses Dr. José Gonçalves de Amorim (Josetinho) e Maria Araújo, a Dona Quinquinha (irmã de Antonio Secundino de São José), meus tios-avós, dados para a história …

* Fonte: Texto publicado na edição de 12 de fevereiro de 1952 do jornal O Repórter, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto 1: Wikipedia.

* Foto 2: Passarelacultural.blogspot.com.br.

Compartilhe