PEDIDO PARA O ENSINO DE LATIM E FRANCÊS EM 1875

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

4Em abril de 1875, a edilidade patense considerou que era chegado o momento de dar uma cadeira de latim e francês à Vila.

O delegado Felisbino José da Fonseca atesta, a 13 de abril, apoiando a idéia “tão útil e por demais necessária, para o bem-estar deste Município e o desenvolvimento da mocidade já em grande escala…”.

Na mesma data, o pároco Manoel de Brito atesta: “Lançando uma vista de olhos sobre o número de alunos que possa existir dentro desta Vila, no caso de receberem instrução, quasi que toca o número de trinta, sem mencionar alguns meninos que se acham adiantados em primeiras letras”.

José Severo da Silva Marra, 3.º suplente de Juiz Municipal, em exercício, revigora a idéia: “É inegável a vantagem que Vs. Ss. Tão dignamente proporcionam a este termo, quando dedicaram-se a pedir para esta Vila uma cadeira de latim e francês, sem dúvida alguma uma boa aquisição para a mocidade”.

Tendo número legal para a frequência, documentada com as opiniões das autoridades, a Câmara Municipal, a 14 de abril de 1875, reúne os vereadores Antônio Dias Maciel (presidente), Eliziário Joaquim de Andrade, Antônio Theodoro de Mendonça, Joaquim Pereira de Queiroz, Manoel José Caixeta e José Alves Pereira, para tratarem do pedido da aula de latim e francês.

No pedido submetido à consideração da Assembléia Provincial, há este trecho: “Desnecessário é que, esta Câmara, diga que a mocidade precisa de instruir-se, nem que da instrução nasce a educação, e de ambas a felicidade pública! Porque mais do que ela, estais vós, que compreendeis incalculáveis vantagens que delas resultam”.

O pedido, feito com tanto empenho, não teve a esperada acolhida. Anos depois, em 9 de novembro de 1889, pelo art. VI, da lei 2.478, foi criada em Patos uma cadeira de francês e matemática. Não se tem, notícia de seu funcionamento.

Outra escola criada em Patos, esta pela Lei n.º 3.117, de 17 de outubro de 1883, foi a de Ensino Comercial Prático, com aulas de português, aritmética, geografia e escrituração mercantil. Por falta de professores, não chegou a ser instalada, sendo suprimida pela Lei 3.385, de 29 de maio de 1886.

* Fonte: Domínios de Pecuários e Enxadachins, de Geraldo Fonseca.

* Foto: Estudosclassicoshoje.wordpress.com, meramente ilustrativa.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in