SHIH-TZU

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, RAÇAS.

SHIO Shih-Tzu é originário do Tibet, descendente do Lhassa Apso, criado há séculos por monges budistas. Junto com o Pequinês era o animal favorito da corte imperial chinesa. Ocasionalmente eram doados aos imperadores da China durante o século 17 como um tributo à honra. Naquele país já foi considerado um amuleto de boa sorte. Existem pinturas do início do século 16 que mostram cães que se assemelham a pequenos leões. O nome Shih-Tzu significa “leão”. No início dos anos 30, um filhote foi dado de presente para a Rainha Elizabeth e isso popularizou a criação da raça na Inglaterra. Nos Estados Unidos, só começou a fazer sucesso no final dos anos 60.

É um cão de pequeno porte. Todas as cores são permitidas. Os mais desejáveis são os que têm a testa e a ponta da cauda brancas. Seu pelo é longo no topo e denso embaixo. Quando o cão é adulto, o subpelo deixa o pelo de cima com uma aparência glamorosa. Sua cabeça e sua cauda são empinadas, o que dá um ar de confiança à raça. O corpo é compacto e levemente comprido, com cabeça redonda e larga, barba densa e bigodes; focinho quadrado e curto; cânula nasal comprida e nariz preto; uma boa estrutura corporal por baixo dos pelos sedosos. Olhos grandes, arredondados e com a expressão de confiança e amizade. As orelhas são cobertas por um cabelo liso que se estende até suas pernas dianteiras. Normalmente seus dentes de baixo são mais proeminentes que os dentes de cima. Sua cauda é longa, empinada e curvada pra cima. O pelo quase não cai, sendo uma ótima escolha para quem é alérgico. O peso máximo está estabelecido em aproximadamente 9 kg e a altura em 27 cm. A expectativa de vida é de 12 a 16 anos. A ninhada geralmente produz 3 filhotes, podendo variar de 1 a 5.

Vivo, brincalhão, amigo das crianças e apegados à família, cheio de fascínio oriental, é um cão ideal para a cidade e para o campo. Na cidade, se acostuma facilmente com barulhos e o estilo de vida em apartamento, e no campo possui uma robustez de cão de trabalho. São bons cães de colo e ótima companhia para brincar. Mas são bem teimosos e podem ser difíceis de educar. Também são bons cães de alerta e costumam latir quando acontece algo novo à sua volta. Atenção aos vizinhos, pois seus latidos podem ser indesejáveis. Eles também costumam ser dóceis com outros animais, mas como todas as raças, devem ser sociabilizados desde cedo. Ao apresentar um novo ser para um Shih-Tzu, sempre supervisione (aliás, isso serve para qualquer raça). É importante manter a raça ativa e com constante carinho e companhia. Eles gostam muito de atenção e adoram estar presentes em tudo. Ficam felizes em te seguir pela casa.

Atualmente há dois padrões do Shih-Tzu: Americano e Europeu.
AMERICANO: Suas pernas são mais altas e as pernas da frente são mais alinhadas com o peito, ou seja, mais para frente; o peito é pequeno; a cabeça é mais ou menos quadrada e menor sobre um pescoço mais longo e mais fino; os olhos são pequenos; os ombros são mais para a frente.
EUROPEU: As pernas são menores e parecem estar ligeiramente dobradas; o peito é largo e imponente; a cabeça é maior e redonda e o pescoço é um pouco mais curto e robusto; os olhos são salientes e grandes; os ombros levemente inclinados para trás.

Shih-Tzus são cães braquicefálicos (focinho achatado), o que significa que podem ter problemas respiratórios de moderados a graves, desde roncos e espirros até apneia e infecções. Podem ter infecções de ouvido, se não forem limpos corretamente. Têm tendência à obesidade e é importante cuidar dos seus dentes para evitar problemas periodontais

É importante escová-lo todos os dias, o que dura em média 15 minutos (considere isso se você não tem tempo ou não gosta dessa atividade antes de adquiri-lo). Se você acostumar seu Shih-Tzu a ser escovado diariamente, isso vai se tornar uma atividade muito prazerosa pra você e pra ele. Escovar o pelo vai mantê-lo sedoso, macio, brilhante e principalmente sem nós. Normalmente prende-se a franja para evitar que os pelos da testa caiam em seus olhos. Assim como todas as raças, principalmente as que vivem em apartamento, é importante cortar suas unhas, pois se ficarem muito grandes elas curvam para baixo, atrapalhando seu caminhar e até causando feridas nas patinhas. Como os olhos são proeminentes é importante mantê-los bem limpos com um lenço umedecido em água boricada. Como têm pouco focinho, cuidado quando for passear com ele, para que galhos de arbustos não entrem em seus olhos. Além disso, cuidado com quinas e outros móveis na sua casa.

Essa raça adora brincar. Caminhadas curtas são suficientes para mantê-los saudáveis, tanto mental quanto fisicamente. Adoram jogos dentro de casa, mas isso não elimina sua necessidade de passear. Eles tem uma tendência a ficar muito tempo deitados, então é importante incentivá-los a fazer atividades. Assim como os seres humanos, exercício faz bem pra saúde.

O adestramento deve começar cedo, assim que chegar em casa – por volta dos dois meses. As seções devem ser curtas e frequentes, como por exemplo 3 seções de 10 minutos por dia. Eles tendem a perder o foco com facilidade, por isso não adianta fazer longas seções de adestramento. No ranking de inteligência, não ocupam uma posição muito boa, por isso é preciso paciência e amor. Pode levar certo tempo e certo número de repetições para que um Shih-Tzu entenda o que você está querendo dizer, mas o resultado vale a pena! Ao ar livre, sempre mantê-lo preso à coleira. Não o deixe solto em locais abertos em nenhuma hipótese.

* Fonte: Cani, de Gino Pugnetti, e Tudosobrecachorros.com.

* Foto: Blogpetshop.com.

Compartilhe