POR QUE OS MENINOS DEVEM APRENDER?

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: JORNAL GAZETA DE PATOS (1929)

1.º – Para serem bons filhos hoje e para que se tornem bons paes de familia e verdadeiros patriotas amanhã.

2.º – Porque o Regulamento de ensino assim o obriga.

O menino è o pae do homem, no dizer de Worsworth. O menino de hoje será o homem de amanhã, a quem serão confiados os destinos da patria. Devemos instruil-o e educal-o, afim de que se prepare para vencer as difficuldades da vida pratica, acostume-se a respeitar os paes e superiores, a observar as leis e a temer a Deus, se torne um bom filho, um exemplar chefe de familia e um valente soldado que viva para a Patria e, si preciso fôr, por ella dê o seu sangue.

Não se pode, porem, conceber a educação assim comprehendida sem a instrucção: são duas cousas que se completam.

Ministremos, portanto, aos nossos meninos, a instrucção.

Temos o nosso Grupo; onze moças, cheias de vida e de esperanças, cheias de boa vontade, ahi estão empregando com dedicação estoica o melhor de seus esforços, com prejuizo quiçá da saude, em prol desses pequeninos seres que á sombra dessa bemfazeja arvore veem procurar abrigo, veem procurar o pão da instrucção, veem aprender as primeiras licções da vida, receber a chave do futuro. Essas professoras sabem ensinar e querem ensinar; o que falta é a cooperação de alguns paes que não só não nos auxiliam, mas nos negam até, incondicionalmente, o seu apoio, difficultando a frequencia escolar. Alea jacta est. O campo é vasto; abordarei; ventilarei opportunamente o mesmo assumpto. O facto é que os meninos devem receber instrucção, sinão pelos motivos acima expostos, tendo em vista ao menos a observancia do Regulamento de Ensino vigente, severo e radical nas suas leis, comminando penas aos infractores de seus artigos.

* Fonte: Texto assinado por “V. d’Alba” publicado com o título “Porque as Creanças Devem Aprender?” na edição de 28 de julho de 1929 do jornal Gazeta de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Pt.pngtree.com.

Compartilhe