INAUGURADO O SINAL DIGITAL GRATUITO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

DIGITALOs telespectadores de Patos de Minas passam a contar com mais uma emissora aberta que disponibiliza o sinal digital. Diretores técnicos da TV Integração, afiliada da Rede Globo inauguraram a nova tecnologia no Município na manhã da última terça-feira (10) [06/2014], na presença de autoridades, lideranças empresariais e representantes de entidades de classe. O evento foi realizado no Saguão da Cidade Administrativa e marcou o início das transmissões 100% HD da TV Integração na cidade.

A tecnologia disponibilizada pela TV Integração já está presente nas cidades de Uberlândia, Ituiutaba, Uberaba, Araguari e Juiz de Fora. Patos de Minas, Patrocínio e Frutal estão entre os municípios que receberam o sinal digital nesta semana. O diretor de jornalismo da TV Integração, Paulo Eduardo Vieira, falou sobre a disponibilização da nova tecnologia para o Município. “É o cumprimento de um compromisso que foi firmado para que pudéssemos entregar, antes da Copa do Mundo, o sinal digital para maior parte da população de nossa área de cobertura. Com isso estamos com mais de 60% da população que recebe a TV Integração com sinal digital”, disse. Paulo Eduardo ressaltou ainda a importância da TV digital como ferramenta de inclusão digital, promoção da diversidade cultural e democratização da informação. “A disponibilização da TV digital em Patos de Minas presa pela qualidade, diversidade e pluralidade que estão nos moldes da campanha de democratização dos meios de comunicação”, comentou.

O gerente de Engenharia da TV Integração, Marciano Palmeira, explicou sobre as possibilidades que a TV digital oferece aos telespectadores. “Além da qualidade de áudio e vídeo, teremos o sistema closed caption e um efeito muito interessante para os deficientes visuais, que é a áudio descrição, em que toda cena é narrada para essas pessoas entendam o que está acontecendo. Além da interatividade, da interação com outros aplicativos. São diversos recursos e a população só tem a ganhar com essa tecnologia” disse. A TV digital garante também mobilidade e portabilidade. Televisores portáteis e computadores e celulares com receptores estão fartamente disponíveis no mercado, o que nos permite assistir à TV em qualquer localidade.

Para receber o sinal digital em casa é necessária uma TV com conversor digital (algumas já disponibilizam o sistema integrado) e uma antena UHF. Se o televisor não possuir conversor integrado, é necessário comprar um aparelho, chamado “conversor digital”, que fica externo ao aparelho de TV. O equipamento capta o sinal digital das emissoras e envia esse sinal para o televisor. Ele pode ser conectado tanto em TVs de LCD, plasma ou de tubo, e alguns modelos disponíveis no mercado já permitem interatividade. Em seguida, basta conectar ao televisor uma simples antena interna de UHF. Se mesmo com a antena interna não funcionar, é preciso recorrer a uma antena externa em casa ou a uma antena coletiva no prédio. Em caso de dúvidas, é necessário consultar um profissional especializado em instalação de antenas.

A TV Integração é a primeira afiliada da Rede Globo no Brasil e uma das mais importantes do interior de Minas. O prefeito de Patos de Minas comentou sobre o pioneirismo da emissora e agradeceu a disponibilização da nova tecnologia ao Município. “Não tenho outras palavras como administrador a não ser agradecer em nome de toda população, por esta tecnologia maravilhosa. São anos e anos em Patos de Minas e recebo com gratidão a confiança da TV Integração”, comentou o Pedro Lucas. O prefeito, acompanhado da presidente da Câmara Municipal, Edimê Avelar, e o diretor de jornalismo da TV Integração, Paulo Eduardo Vieira, simbolizaram a chegada do sinal digital ligando o aparelho de TV instalado no Saguão da Prefeitura Municipal.

A solenidade foi encerrada com a apresentação de músicos do Conservatório Municipal.

* Fonte: Texto de Rejane Gomes com o título “TV Integração inaugura transmissão de sinal digital em Patos de Minas” publicado na edição de 14 de junho de 2014 do jornal Folha Patense.

* Foto: Tecmundo.com.

Compartilhe