MODELO DE MUSSNICH ADAPTADO À REALIDADE DO COLÉGIO LEONARDO DA VINCI

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LEONARDOPara se obter uma vantagem que seja geradora dos fatores, conforme defendido por Mussnich (2005), não é suficiente sua conquista, pois não basta alcançar uma vantagem competitiva. É imprescindível sua manutenção, já que representa um meio para se atingir um fim maior em longo prazo. Esse fato conduz à obtenção de vantagens competitivas sustentáveis por meio de múltiplas estratégias para realizar essa manutenção.

A adoção de estratégias de marketing em uma Instituição de Ensino implica sua relação intensa com os alunos e pais, o que traduz vantagem nesse mercado maior em suas áreas de atuação. Percebe-se que o Colégio Leonardo da Vinci se preocupa com o planejar e o agir no sentido de que seus pontos fortes possam gerar valores que atinjam positivamente o público-alvo.

É perceptível o nível de satisfação dos alunos e seu grau de fidelização, de comprometimento, de dependência e de confiança, ao mesmo tempo em que se percebe a ação do Marketing de Relacionamento no dia a dia. Nota-se a preocupação da Instituição em valorizar seus alunos e a comunidade, em seus diversos interesses, destacando a satisfação integral e as necessidades dos alunos, formando uma interação entre a prestação do serviço e o educando. Constata-se que, para realizar a conquista dos alunos, torna-se essencial conhecê-los, isto é, conhecer aquilo que ele necessita e deseja, conquistar sua confiança, primando pela ética e sendo produtivo para apontar as vantagens da escola. Pais e alunos fiéis, que, após terem uma experiência boa e positiva com a escola, sentem-se motivados a permanecerem o seu relacionamento com a Instituição, mantendo os motivos para serem multiplicadores e preservadores da marca escolar no contexto comunitário.

Como todo estudo, apresentou algumas limitações, mas que não comprometeram o levantamento das informações necessárias à realização do trabalho. Faz-se necessário destacar algumas: As informações se restringiram a mães, coordenadores e alunos diretamente envolvidos com o estudo realizado; Considera-se natural que em um estudo desta natureza diretores ou sócios sejam precavidos em prestar informações e análise; O estudo com alunos nesta faixa etária pode ser contaminado por pronunciamentos emocionais, eventualmente prejudicando a ênfase crítica em relação a determinados elementos importantes colocados para eles analisarem; A mesma situação pode impactar as mães, que, a não ser em momentos críticos episódicos, podem contaminar a análise com depoimentos carregados de conteúdo emocional.

INVESTIMENTOS NO RELACIONAMENTO COM OS ALUNOS: Bons professores; materiais; tecnologia avançada (telas digitais, sala de 3D); jogos interclasses; viagens; dança.

DEPENDÊNCIAS: Oferece um ótimo grau de confiança com o seu trabalho, material e conhecimento.

FIDELIZAÇÃO: O aluno é fidelizado em sua maioria, todavia, existe uma pequena minoria que deve ser “trabalhada” para que se faça a fidelização.

OFERTA DE SERVIÇO: Ensino de qualidade; formação holística do ambiente; material de ótima qualidade; alta tecnologia, sala 3D; atividades lúdicas diversificadas.

NÍVEL DE COMPARAÇÃO COM CONCORRENTE: Disciplina; fechamento de conteúdo; nível de professores e de material didático e tecnológico.

COMPROMETIMENTO: Devido à qualidade do Marketing de relacionamento o aluno sente o compromisso de retribuir a qualidade que a escola lhe oferta e se fideliza.

TROCA DE INFORMAÇÕES ESCOLA-ALUNOS: A escola oferece atenção de qualidade e seriedade a todos os alunos. Esse faz com seja feita a divulgação pessoa a pessoa.

CONFIANÇA: Existe devido à qualidade de ensino; materiais e tecnologia que são ótimos; possui um forte envolvimento com os alunos gerando confiança e comprometimento.

* Fonte: Marketing de Relacionamento em Uma Escola Particular de Patos de Minas: Uma Análise a Partir do Modelo Mussnich, de Carla Gastardelli de Oliveira. Dissertação apresentada em 2010 ao Curso de Mestrado em Administração: Modalidade Acadêmica, Faculdade Novos Horizontes, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Administração. Orientador: Prof. Dr. José Edson Lara. Linha de pesquisa: Tecnologia. Área de concentração: Organização e Estratégia.

* Foto: Institucional.

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