QUE CAÇADA!

Postado por e arquivado em HISTÓRIAS DE PESCADOR.

HISTORIAS DE PESCADOR - MURALJOIA.COMPara quem mora por perto dos rios Prata e Paracatu, a caçada e a pescada são privilégios disputados. Turmas e turmas se deslocam, todo ano, para um dos rios. Uns pescam, outros caçam, e outros ficam no rancho… tomando conta do estoque de bebidas.

Caçada famosa é a da turma do Arnaldo Magalhães, da qual participam, Davi Gabriel, Arnaldinho, Dr. Geraldo Magalhães, Sebastião Coutinho e muitos outros.

Saíram de madrugada. Enquanto uma turma aprontava o rancho, foram, Davi, Arnaldinho e Tião. Objetivo: buscar carne.

Cada um mais armado que guerrilheiro de Cuba: espingardas, revólveres, etc. Calibre de espingarda: 12. Tranquilos, acompanhando os cachorros, rumaram para o lado do rio. Tudo ia bem, até que os latidores voltaram apavorados, correndo com tôda a potência, rumo ao rancho. Tiveram sorte: viram antes que fossem vistos, uma onça pintada, carregando o filhote, de mudança. Mais depressa ainda, subiram na primeira árvore que encontraram. A árvore, que mal dava para um, teve de suportar três. A onça, sentindo a presença incômoda, deixou o filhote e ficou em baixo da árvore, rosnando e ameaçando por mais de uma hora. Certa de que não seria ofendida – a onça – deixou o local e desapareceu, levando o filhote.

Foi quando o Davi, refeito do susto, desceu da árvore e exclamou:

– Gente! E nós que estávamos armados…

* Fonte: Texto publicado na edição de 24 de maio de 1969 do Jornal dos Municípios, do arquivo do Laboratório de História do Unipam.

* Foto: Muraljoia.com.

 

Compartilhe