CHEGOU A VACA MECÂNICA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

SOJAA Prefeitura Municipal de Patos de Minas adquiriu, junto à empresa Vanguarda, o equipamento mecânico para a produção de leite de soja, que, segundo informações do prefeito Arlindo Porto, será instalado anexo ao Centro Social Urbano e já no início do mês de outubro começará a funcionar, beneficiando, com seu produto, as populações carentes, especificamente, em uma primeira fase, as crianças de 0 a 6 anos e gestantes.

A Vaca Mecânica, como é conhecido o equipamento, pode produzir duzentos litros de leite de soja por hora. Seu funcionamento é simples. Um quilo de soja produz de 8 a 10 litros de leite, depois de acrescentado o açúcar, a água, carbonato de cálcio e o aromatizante, que pode ser de vários sabores diferentes. Além do leite de soja, os resíduos da leguminosa podem ser reaproveitados. Ao passo que as cascas podem ser fervidas para suínos, o miolo excedente pode ser utilizado de diversas formas: como ração para suínos, coelhos, e aves; como material para escolas de culinária; para fabricação de pão, farinha, bolo, etc.

Só depois de aprovado o projeto que autorizava a liberação de verba para a compra do equipamento – por unanimidade – é que foi feita a aquisição. O presidente da Câmara Municipal, Adalto Antônio Gonçalves, entende que os vereadores agiram muito bem ao aprovarem o projeto por unanimidade, porque “trata-se de um projeto de grande importância, que vai ajudar a resolver problemas sociais na cidade, uma vez que irá atender a classe carente da população”.

Segundo o prefeito Arlindo Porto, o Programa de Alimentação Municipal (PAM) da prefeitura de Patos de Minas já foi definido e visa “melhorar a condição de alimentação da comunidade de periferia, comunidade de baixa renda. Na sua fase inicial, o PAM visa o fornecimento de leite de soja às gestantes e crianças carentes em idade pré-escolar”.

A princípio, a prefeitura arcou sozinha com o custo da Vaca Mecânica, porém o Lions Clube Centro e Lions Giovanini se mostraram interessados em participar da compra com 50% do capital. Como esses clubes não possuem ainda a verba para a participação na compra do equipamento, a prefeitura está arcando com as despesas totais do negócio. Os clubes de serviço, por sua vez, enviaram pedidos de verba ao Lions Internacional, o que abre uma possibilidade de participação, caso recebam uma resposta positiva daquela instituição.

O prefeito Arlindo Porto informou que o Departamento de Saúde da prefeitura é que ficará responsável pela implantação do PAM. Arlindo informou também que ainda este mês os técnicos patenses deverão se deslocar até Matão (SP), para que conheçam na realidade, o funcionamento do programa de alimentação daquele município, que já possui uma tradição muito grande a nível desse tipo de programa.

Segundo Arlindo Porto, a assistente social da prefeitura já está montando o esquema para fazer o cadastramento de todas as famílias que serão beneficiadas com o recebimento do leite de soja. Também está sendo estudada a possibilidade de estender, em uma segunda etapa, o benefício do leite de soja, não o restringindo às gestantes e crianças carentes de 0 a 6 anos.

Arlindo destaca que a aquisição do equipamento é muito importante, como parte do PAM, pois “o fornecimento do leite de soja amenizará um pouco as dificuldades financeiras que a comunidade de baixa renda possui e vem aumentando cada vez mais. Além desse aspecto, o prefeito lembra que o leite de soja possui, segundo as pesquisas feitas, um alto teor nutritivo e um custo ainda reduzido, se comparado com o preço de outros produtos”.

* Fonte: Texto de Dércio Rodrigues publicado com o título “Patos Já Tem Vaca Mecânica” na edição de 27 de setembro de 1985 do Jornal de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Pontagrossa.pr.gov.br, meramente ilustrativa de um equipamento de produção de leite de soja.

Compartilhe