ÁRVORE-NINHO DA LAGOINHA, A

Postado por e arquivado em 2014, DÉCADA DE 2010, FOTOS.

0A lagoa situada no Bairro Lagoinha recebeu o nome de Parque João Luiz Redondo através da Lei n.º 3.246 de 27 de agosto de 1993, quando ainda passava por uma necessária urbanização, que, depois de concluídas as obras, foi entregue ao povo em 24 de maio de 1994. Uma das árvores escolhidas para ornar as suas margens foi a Schinus terebinthifolius Raddi, popularmente conhecida pelos nomes aroeirinha, aroeira-vermelha, aroeira-pimenteira, pimenta rosa, pimenta brasileira.

Esta espécie de árvore tem o tronco rugoso e seus galhos costumam ser torcidos para todos os lados. Uma delas, pelo porte surreal, parece que, desde criancinha, mostrou-se a mais indecisa de todas as suas colegas de lagoa quanto ao posicionamento de seus galhos. Em determinada fase da vida, direcionou seus “membros” para o sul. Não durou muito e resolveu mudar para o norte. O tempo ia passando, e ela então mirou seus galhos para oeste. Não satisfeita, depois de mais alguns centímetros no crescimento, virou-se para leste. Hoje, com seus prováveis 20 anos de idade, suas mudanças foram tantas que seus galhos mais parecem um imenso ninho. Que ave gigante se aventuraria a fazer ali a sua morada?

A pista de asfalto que margeia a lagoa tem exatamente 500 metros de extensão. Há marcações de 20 em 20 metros. A Árvore-Ninho se encontra bem em frente à marcação “180”.

0* Texto e fotos (23/06/2014): Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe