ALMIR NEVES DE MEDEIROS, GOVERNADOR DO L-13

Postado por e arquivado em PESSOAS.

PADRE ALMIRDo Alto Paranaíba, mais precisamente de Patos de Minas, surge para nós a nova mensagem de fé nos destinos do leonismo.

Comissão de alto nível leonístico, sob o comando de líderes de Uberlândia e de Patos de Minas mais uma vez busca no interior do Estado de Minas Gerais o CL Governador dos leões do L-13 na pessoa do CL Ledo Pe. Almir Neves de Medeiros, o atual campeão de companheirismo, cuja candidatura foi lançada pelo seu clube durante a 3.ª Reunião do Conselho Distrital em 6 de fevereiro último, no Uberlândia Clube com o irrestrito e decidido apoio dos dois grandes e valorosos clubes locais: Uberlândia-Centro e Felisberto Carrijo.

Assim é que pela primeira vez na história do leonismo brasileiro, nos deu a oportunidade de eleger, até a alta dignidade de Governador de um distrito leonístico, um Sacerdote militante da Igreja católica, provando, incontestavelmente, a inexistência de sectarismo nas nossas ostes. Além disso, e já pela segunda vez, vamos provar que o leonismo distrital é uno no seu valor e justo nas suas decisões, eis que, fugindo da esfera limitada aos grandes centros, trouxe de uma cidade interiorana o seu dirigente máximo. É de justiça relembrar que o Cl. Ex-governador Oliveira Mendes, durante o seu período de governadoria fazia salientar-se e praticava também a implantação de determinada evolução que se impunha ao nosso meio com referência as reformas de base, abandonando radicalismos e obsoletismos inúteis e até prejudiciais para dar lugar a reformulações dos nossos métodos de trabalho, objetivando uma atualização consciente e condizente com a realidade brasileira.

A seguir, herdeiro do mesmo legado assume a governadoria essa juventude fortaleza que se chama Elpidio Luiz Brandão Filho, cujas lutas pelos mesmos princípios são suficientes para consagrar um homem do seu quilate não só pelos resultados até agora obtidos, mas, sobretudo pelos frutos que estão amadurecendo e que serão colhidos em breve. E que não se faz mais aquela expansão leonística primitiva, um tanto desordenada, produto talvez de inexperiência ou de excessivo entusiasmo, cujas consequências se apresentam na atualidade pela deserção de companheiros e pelo fechamento de clubes, ambos por inoperantes.

Acontece que o Pe. Almir, firmando-se nos gabinetes de Oliveira Mendes e de Elpidio Brandão, cadastra-se na mesma linha de conduta, podendo prever-se que a evolução terá prosseguimento, sem solução de continuidade.

Portador de vontade infinita, inspirador de simpatia profunda e catalizador de amizade geral, Pe. Almir, com sua paixão pelo leonismo que estuda e pratica com o mais vivo entusiasmo e com a maior sinceridade, certamente vai concretizar a imagem do leonismo autentico, cristalizando-a numa administração profícua, progressiva, gloriosa e, sobretudo plena de puro humanitarismo.

Já o temos visto por 4 anos seguidos, atuando entre os companheiros, entre as nossas domadoras e entre os nossos gatinhos. Sem dúvida e sem prejuízo da sua natural modéstia transformar-se em ídolo, graças aos seus invulgares predicados de cultura, de bondade, de atendimento ao trabalho e de dedicação a nossa doutrina da qual é, realmente um devotado apóstolo.

Modesto, tranquilo, sorridente e mesmo “gozador impenitente”, Padre Almir, com isso, objetiva com firmeza e decide com valentia, embora transija e tolere pelo volume de bondade que carrega no coração e pelo elevado espírito de justiça que porta em sua mente privilegiada. É um predestinado pela vontade de Cristo na sua obra de humanizar o mundo.

Valorosas, honestas e louváveis motivações, levaram os nossos queridos e cuidadosos companheiros de Patos e de Uberlândia ao lançamento de sua candidatura, e, finalmente eleito Governador, e ele, Pe. Almir, vai corresponder plenamente, porque é competente e dedicado, honesto e leal, bom e puro, amigo prestimoso, trabalhador incansável e leão autêntico. Parabéns, portanto, a Patos de Minas e a grandiosa Uberlândia, esta última portadora de méritos leonísticos incontestáveis, pelo seu passado glorioso, pelo seu ativo presente, vanguardeira de iniciativas espetaculares que enaltecem, honram e enobrecem o leonismo brasileiro.

E Deus guie, ajude e abençoe o Cl Pe. Almir na sua grande jornada de conduzir o leonismo do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Goiás e Distrito Federal. E a partir desta data, portando o seu estandarte de glória com o dístico que tanto usa e que mostra com justo orgulho: PAZ & AMOR!

* Fonte: Texto de J. C. Giovanini publicado na edição de 06 de agosto de 1972 do Jornal dos Municípios, do arquivo do Laboratório de História do Unipam.

* Foto: Arquivo de Donaldo Amaro Teixeira.

Compartilhe