IMPORTÂNCIA DA FOCINHEIRA

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, COMPORTAMENTO.

FOCINHEIRAAs focinheiras devem permitir que o cão ofegue livremente ou até mesmo beba água, mas devem impedir que ele morda. Qualquer cão deve usar focinheira se estiver numa situação em que possa morder. O mais manso e gentil dos cães pode morder quando está sentindo dor. Se um cão se machucou, deve usar focinheira temporariamente, enquanto é levado à clínica veterinária.

Membros de raças famosas por serem potencialmente bravas devem sempre usar focinheira quando encontram pela primeira vez crianças que engatinham. As crianças não têm a intenção de machucar os cães, mas não é divertido receber puxões no pelo, e a resposta típica de um terrier é dar dentadas em quem o puxou. Só quando as pessoas estiverem convencidas de que não há perigo algum é que devem permitir que um cão fique sem focinheira com crianças pequenas e, nesse caso, somente na presença de adultos.

Alguns cães são imprevisíveis e devem usar focinheira sempre que estiverem fora de seu próprio território: ou seja, quando visitarem a clínica veterinária, quando forem passear, quando estiverem andando e aonde quer que estejam sem a guia. Algumas pessoas gostam de colocar focinheiras grossas de couro com tachas em seus cães. Elas são desconfortáveis e desnecessárias. Em vez disso, os cães devem usar uma focinheira do tipo cesto, que permite uma circulação completa de ar, ou alguma de náilon, em forma de cone, que passa sobre o focinho mas dá espaço suficiente para a língua sair, para lamber ou ofegar. No início, os cães não gostam de usar focinheiras, mas quando são treinados com paciência a usá-las, aceitam logo e as usam com indiferença.

* Fonte: 101 Questions Yor Dog Would Ask Its Vet – If Your Dog Coud Talk, de Bruce Fogle.

* Foto: Jsdogss.blogspot.com.

Compartilhe