ALCOÓLICOS ANÔNIMOS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

AAAlcoólicos Anônimos nasceu em Patos de Minas quando a Assistente Social Ivalda Alves (de saudosa memória), da tradicional família Alves da cidade, em visita de trabalho a Belo Horizonte, encontrou-se com uma irmã de caridade, que a convidou para ir até Formiga (MG) numa recepção da Emater. Durante a recepção, conheceu uma senhora simples que trabalhava na cozinha, que lhe contou que o seu marido havia parado de beber num tal de “A.A.”. Sua imaginação deu asas e no mesmo instante Ivalda pensou em trazer o A.A. para Patos.

Na volta a nossa cidade, começou a maquinar como iria formar um grupo de A.A. Procurou um religioso, que viria a ser Frei Leopoldo que se tornou um dos melhores amigos e incentivadores de Alcoólicos Anônimos na cidade. Ele já conhecia A.A. quando trabalhou em Governador Valadares. Era Frei na Igreja dos Capuchinhos em Patos. Entrou em contato com o radialista Wulfrânio Patrício – o querido Patrício da Radio Clube de Patos – que disse para a Ivalda que ela estava louca, com a idéia de formar o A.A. em Patos. Ela respondeu: “estou louca sim, e o primeiro membro será você, em tom de brincadeira”.

Depois buscou apoio com um advogado da cidade, Dr. José Américo Santana, o qual se colocou à disposição. Faltava a parte principal, o membro. Ficou sabendo que duas pessoas de Patos de Minas haviam ingressado em A.A. em Brasília, eram os senhores Jorge A. e Jovino. Procurou o senhor Jorge A, que imediatamente se interessou pela formação de um Grupo em Patos de Minas, e foram buscar apadrinhamento (incentivo) nos membros de Brasília. Assim em 12 de Maio, foi feita uma reunião particular, entre os interessados, para tratar dos preparativos de uma reunião pública, que aconteceu no dia 04 de Junho de 1978 no auditório da Rádio Clube de Patos, com grande presença de público, sendo a data do nascimento de A.A. em nossa cidade.

Nesta reunião vários membros dos grupos de Brasília se fizeram presentes, e a mesma foi coordenada por um deles. O primeiro grupo recebeu o nome de PATENSE, e as reuniões iniciais aconteceram nos salões da Igreja dos Capuchinhos, no bairro do Brasil, ficando neste local até o fim de 1982, passando a funcionar, desde então, na Rua Dona Luiza, 828, no centro, onde foi erguido um barracão, pelos próprios membros da época, em um terreno cedido pelo Lions, que tinha como presidente o senhor Arlindo Porto. Neste local funcionou por vários anos, onde tinha uma sala que funcionava a Irmandade de Al-Anon (uma instituição para os amigos, pais, dos portadores da doença do alcoolismo e a comunidade em geral.).

Atualmente o Grupo Patense funciona na Rua Amazonas, 641, Bairro Lagoa Grande, no Edifício do Lions em uma sala gentilmente cedido pelo Lions Centro, com reuniões às terças, quintas e aos sábados, sempre às 20H. Temos seis grupos na cidade. Temos três placas, duas nas principais entradas da cidade, e uma no terminal Rodoviário, informando onde encontrar nossos grupos, com os respectivos dias e horas de reuniões. Temos um plantão (34- 9999-2151) que funciona das 08:00 até às 22:00H, aberto a comunidade, para todo tipo de informação sobre a nossa Irmandade. Temos participação nas Rádios Clube e Radio Patos, Novas de Paz divulgando as nossas mensagens. Temos o apoio sempre da Folha Patense e NTV, abrindo gentilmente espaços para nossas mensagens, trabalhamos em cooperação sem afiliação, com médicos, psicólogos, psicanalistas, empresas, escolas faculdades e outros afins. Comemoramos neste mês de Junho, 36 anos de existência salvando vidas.

Enfim, queremos agradecer toda mídia (falada, escrita e televisada), todos os segmentos da cidade, que direta ou indiretamente, ajudaram e sempre ajudam, a fortalecer a Irmandade de Alcoólicos Anônimos em Patos de Minas. Temos aproximadamente hoje 3.500 ingressados em nossa cidade, e no mundo, estamos situados em 183 países, com mais 3.000.000 milhões de membros e 100.000 mil grupos, sendo uma Irmandade autossuficiente, não aceitando contribuições de espécie alguma de fora, seus membros contribuem espontaneamente e anonimamente para manter as portas de A.A. abertas. Seus membros são anônimos, porém a Irmandade, não, e deve ser divulgada sempre, para que todos que tenham problemas com a sua maneira de beber possam ter a mesma oportunidade que tivemos, ou seja, encontrar a sobriedade nas reuniões de A.A. Nossa reuniões são abertas, para toda a sociedade, tenha ou não tenha problemas com a bebida. Fraternidade a todos.

* Fonte: Texto produzido pelo CTO (Comitê Trabalhando com os Outros) de Patos de Minas e publicado na edição de 31 de maio de 2014 do jornal Folha Patense.

* Foto: Institucional.

Compartilhe