BENGAL (GATO-DE-BENGALA)

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, GATOS, RAÇAS.

BENGALO Bengal, ou Gato-de-Bengala, é uma raça de gatos bastante curiosa, meiga e divertida. Seu desenvolvimento começou a ganhar força em 1963 nos Estados Unidos como um grande esforço de Jean Mill e do Dr. William Centerwall, que tinham a ideia de criar um gato que tivesse características bastante semelhantes a um leopardo para que as pessoas que tivessem vontade de acariciar um no zoológico, pudesse chegar em casa e curtir o seu bichinho de pelagem igual. É um felino que veio do resultado de uma seleção e cruzamentos criteriosos entre espécimes diversos de leopardos asiáticos e gatos de raça pura, resultando em um animal de aparência muito bonita e um temperamento dócil. Somente a partir de 1989 foi estabelecido um padrão para a raça e no ano de 1993 teve seu reconhecimento de raça pura pela The International Cat Association-TICA.

A partir deste ponto o Bengal passou a ser exibido em exposições no mundo inteiro chamando atenção de diversos criadores pelo seu visual muito bonito e diferente, o que pode lembrar bastante a nossa jaguatirica, porém muito mais dócil. A denominação se deve ao nome científico do Leopardo Asiático que se chama Prionailurus Bengalensis.

O Bengal é um gato de características bastante robustas, forte ossatura, e também muito musculoso, costuma ser de tamanho médio a grande. Seu peso pode chegar a 9 quilos. Seu corpo comprido e levemente maior do que o dos gatos convencionais conta com uma cauda espessa e anelada, de cor escura em sua extremidade. Uma característica marcante é o fato de suas patas traseiras serem mais altas do que as dianteiras, herança deixada por seus ancestrais selvagens. É um legítimo, único e especial gato herdeiro das selvas de Bengala, Sumatra e também Bornéu.

A cabeça é pequena em relação ao corpo, com olhos grandes e ovais que poderão ser amarelos ou verdes no chamado brown spoted tabby e em tons de azul ou azul esverdeado na variação snow spoted tabby. De perfil a cabeça apresenta uma ligeira curvatura da fonte até a cana do nariz. As maçãs do rosto são elevadas e destacadas, com focinho largo e cheio. As orelhas são pequenas com extremidades arredondadas, pontiagudas e dirigidas para frente. A cauda é grossa e de comprimento médio, afilando em direção à extremidade arredondada. O pelo costuma ser curto e fino, com uma textura espessa e muito suave ao toque.

Existem quatro marcações que são permitidas: brown spotted tabby, brown spotted marble, snow spotted tabby e snow spotted marble. No caso do brown spotted tabby, podemos contar com um felino de cor de fundo em qualquer variante de marrom, apesar disto os exemplares do felino que forem com fundo de cor alaranjado ou avermelhado costumam ser mais apreciado pelos criadores. Suas manchas poderão ser de cor preta, red chocolate ou ainda cinnamon.

A barriga deverá ter uma coloração que seja mais clara, mas não são permitidas para a variação manchas brancas. O exemplar da variação de raça brown marble deverá ter uma marcação do classic tabby. Já o snow deve ter um fundo de cor marfim com traços de rosetas escuras, chocolate, dourado ou mesmo preto, seus olhos deverão ser grandes e azuis. Caso tenham olhos âmbar são denominados de snow sépia e caso o exemplar possua uma coloração nos olhos azul esverdeado são chamados de snow mink.

É bastante carinhoso, participativo, procura sempre interagir com seus donos como se fosse cão. Sua docilidade e sociabilidade são aliadas a seu aspecto feroz, encantando e desconsertando as pessoas mais desavisadas. Não é todo o dia que ao visitarmos alguém somos surpreendidos com um leopardinho entrando na sala, atravessando as passagens como um legítimo rei das selvas ronronando e pedindo o seu afago.

Todos os cruzamentos são rigorosamente controlados pelos criadores. E os animais de padrão que não preencherem todos os requisitos de standard da raça são castrados e vendidos da mesma forma, porém como não puros. No Brasil os criadores possuem um compromisso real de apurar, e aprimorar esta raça. Como curiosidade, não costuma miar. Seu miado é muito suave, muitas vezes imperceptível, a chamada voz da selva, algo que é um misto bastante suave de latido com um rugido.

É um animal ativo, curioso e brincalhão. Costuma escalar coisas e adora brincar na água. Se da muito bem com pessoas, mesmo que elas sejam estranhas. Possui reflexos extremamente rápidos principalmente para fugir de perigos e são exímios observadores. Gosta de subir em árvores em pontos muito altos para perscrutar o ambiente. Em alguns casos chega a pular de uma árvore para a outra tentando caçar pássaros. Gosta muito de banhos, e diferente de outras raças não irá renegar uma boa água refrescante para ficar mais bonitos do que já são.

* Fonte: http://fofuxo.com.br/racas/gatos/gato-de-bengala-bengal.html.

* Foto: Bornrich.com.

Compartilhe