APAE COMEMORA 42 ANOS DE FUNDAÇÃO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

APAEA comunidade apaeana de Patos de Minas comemorou no último dia 25 de abril, os 42 anos de fundação da Apae no Município. A solenidade realizada no ginásio da instituição resgatou a história da Apae com a participação dos primeiros alunos, dos fundadores e de todos que fazem parte desta trajetória de luta pela inclusão da pessoa com deficiência. A presidente da Apae, Maria Abadia de Oliveira deu as boas vindas aos convidados e o evento seguiu com apresentação dos alunos, homenagens e pronunciamentos dos diretores da instituição.

Sete crianças portadoras de deficiência foram o motivo maior para a fundação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Patos de Minas – Apae em 25/04/1972. Muitos foram os que participaram do processo de fundação, deram contribuições significativas para que a entidade fosse criada, no entanto, vale ressaltar os que deixaram seus nomes na ata de fundação: Wagner Pagels Lima Verde – foi o fundador e presidente de 1972/1981. Graças ao seu dinamismo, a entidade cresceu e hoje, o seu potencial de atendimento é um dos maiores do Estado; Glayde Lima Verde – fundadora e diretora por12 anos. Afastou-se por algum tempo e retornou para a diretoria da Apae em 1993; José Pereira Borges (Pereirinha) – exerceu vários cargos na diretoria por 18 anos; Maria Borges dos Santos Alves; Zander de Sousa Maia; D. Celina de Sousa Maia; D. Avelina Rezende Boaventura; Dr. Dácio Pereira da Fonseca; Renato José Lemos; José Alves Filho; Antônio Felisberto Borges e Lázaro José da Silva também deixaram seus nomes como os precursores deste trabalho em Patos de Minas.

Atualmente a Apae de Patos de Minas atende aproximadamente 600 pessoas, entre jovens, adultos e crianças com algum tipo de deficiência. A instituição oferece atividades de inclusão social, capacitação para o mercado de trabalho, fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia, assistência médica e dentária. Na área da educação a Escola Especial Wagner Lima Verde atende alunos da educação infantil e básica. Em convênio com SUS, a Apae de Patos de Minas é a única de Minas Gerais que oferece o Serviço de Atenção Auditiva à sociedade, fazendo a adaptação de prótese auditiva e o Teste da Orelhinha, abrangendo 30 municípios do Noroeste Mineiro e Alto Paranaíba.

Todo este trabalho só é possível pela colaboração dos diversos parceiros e da população de Patos de Minas. A diretoria da Apae se empenha na organização de campanhas e eventos beneficentes para conseguir manter, e a cada dia, melhorar a estrutura da entidade. Eventos como a Feira da Bondade e o Leilão do Bem já se tornaram uma tradição em Patos de Minas. No último dia 20 de abril, a população deu um show de solidariedade participando do Leilão do Bem que arrecadou recursos para ajudar nas obras de ampliação da Apae de Patos de Minas. Atualmente está em construção, mais um pavilhão que irá ampliar os serviços prestados pela entidade.

* Fonte: Texto de Rejane Gomes publicado com o título “Apae de Patos de Minas comemora 42 anos de fundação” na edição de 03 de maio de 2014 do jornal Folha Patense.

* Foto: Institucional.

Compartilhe