DISCUTIDA LIGAÇÃO DAS AVENIDAS GETÚLIO VARGAS E PARACATU EM 1997

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

AAntigo sonho de alguns políticos e muitos moradores da cidade, a interligação das avenidas Getúlio Vargas e Paracatu está incluída na pauta da próxima reunião da Câmara Municipal de Patos de Minas, a ser realizada amanhã, dia 17, quando indicação dos vereadores Pedro Lucas Rodrigues (Xará) e José Rodrigues de Oliveira (Zé Café), estará sendo apreciada pelos membros do Poder Legislativo patense.

O aumento na movimentação de veículos nas ruas de Patos de Minas e o crescimento populacional que se observa nos bairros N. Sra. das Graças, Caramuru, Alvorada e N. Sra. de Fátima, aos quais deverá se juntar brevemente o Jardim Itamarati, são dois dos motivos que levam os vereadores que assinam a proposição a considerarem que a avenida Paracatu, via natural de escoamento do trânsito direcionado daquela região para o centro da cidade, precisa ter eliminado o afunilamento hoje representado pela rua Professora Zélia, o que permitirá sua ligação com a avenida Getúlio Vargas e afastará definitivamente a possibilidade do aparecimento de dificuldades para um maior fluxo de veículos naquele trecho.

A simples observação da área deixa à mostra a pertinência da indicação. De fato, a avenida Getúlio Vargas, ao final da praça Dom Eduardo, prossegue de um lado pela rua Alfredo Borges, em ângulo ligeiramente aberto, mas de outro essa continuação é prejudicada pela rua Professora Zélia, que não oferece boas condições de trânsito para veículos. A continuidade na implantação do projeto de um sistema viário capaz de impedir o surgimento de futuros problemas para a circulação de veículos na cidade, que possibilitou, inclusive, a criação das importantes avenidas Padre Almir Neves de Medeiros e Fátima Porto, passa, na opinião de Pedro Lucas Rodrigues e José Rodrigues de Oliveira, pelo desaparecimento do gargalo hoje existente defronte à Cadeia Pública, e é por isso que os dois vereadores vêm encontrando apoio firme e decidido por parte da população que considera acertado o princípio de que a administração pública deve ter obrigatoriamente seus olhos voltados para o futuro.

Para o jornalista Oswaldo Amorim, sempre ligado nos problemas da cidade, a obra é necessária e já deveria ter sido realizada. No princípio do ano corrente, em conversa com o engenheiro Nelson Rubens Resende Lima, na época chefe da Divisão de Urbanização da Prefeitura Municipal, o atencioso patense teve oportunidade de lembrar que a ligação pretendida pelos vereadores Pedro Lucas e Zé Café é uma conseqüência natural do progresso sempre exigente no que diz respeito à continuada melhoria das condições urbanas e até mesmo uma correção estética do traçado das vias públicas envolvidas, pois tanto a rua Professora Zélia como a rua Alfredo Borges formam o corpo de uma taça imaginária, com a avenida Getúlio Vargas servindo como pé da mesma. Dessa forma, garante o jornalista, dois coelhos podem ser liquidados com uma só cajadada: o desaparecimento de um problema latente e o nascimento de uma bela, útil e rápida ligação periferia/centro.

* Fonte: Texto publicado com o título “Vereadores pretendem interligação das avenidas Getúlio Vargas e Paracatu” na edição n.º 20 do jornal O Tablóide de 16 de fevereiro de 1997, do arquivo de Fernando Kitzinger Dannemann.

* Foto: Panorâmica na década de 1990, do arquivo de Donaldo Amaro Teixeira.

Compartilhe