BERÇO, O

Postado por e arquivado em ARTES, GRUPOS MUSICAIS, MÚSICA.

AO berço Folk e Rock, companheiros de longa data e autores de algumas das histórias mais belas já contadas pela música, se encontraram novamente no interior brasileiro. Tomaram banho de rio, sentiram a brisa de um fim de tarde, descascaram o fumo de rolo e deram o primeiro trago ainda com o gosto de café quente e queijo fresco na boca. Nasceu assim O Berço, formado no final de 2010, que mescla em sua criação elementos da música brasileira caipira, folk, rock e country, com uma pitada de musicalidade do cerrado e do sertão.

Trilhou o caminho tradicional e difícil dos artistas independentes que buscam seu lugar ao sol se apresentando em barzinhos e casas de show tocando e cantando músicas de outrem e composições próprias com o objetivo de mostrar o seu trabalho. Não foi em vão. Pouco menos de um ano de labuta, a qualidade musical de seus integrantes despertou a atenção dos dirigentes do Sindicato Rural, sendo então convidados pela entidade a se apresentarem ao público da FENAMILHO de 2011 no disputado palco do Paiolão. Importante frisar que O Berço é uma das poucas bandas de rock da terra a receber tal convite.

O show teve uma ótima repercussão não só perante a plateia como também na imprensa. O Berço começou a ser positivamente comentado na cidade e os convites para tocar nas maiores festas e eventos chegavam com assiduidade. Assim o projeto passou a ter oportunidade fora do eixo local, em cidades como Carmo do Paranaíba, Pirapora, Uberlândia (no Campus da UFU, juntamente com Farofa Carioca (RJ), Maria Fumaça entre outros, com público de 5 mil pessoas) e até Belo Horizonte, tocando lá em casas como o Jack Rock Bar e Stonehenge Rock Bar.

No início de 2012 o grupo foi convidado a tocar no maior evento alternativo de Patos de Minas, a BEATS PATOS, evento que conta com a mistura da música eletrônica e rock and roll com mais de 7 anos de tradição, já se tornando uma das maiores atrações do turismo de festas na cidade.

A banda continuou seu trabalho de expansão nas cidades vizinhas, principalmente em Uberlândia, sendo um sucesso em um dos eventos mais tradicionais da cena uberlandense, o SEXTA REGGAE. Em 2012 se apresentou novamente na FENAMILHO, onde lançou um EP com quatro músicas, que também foram apresentadas posteriormente no Festival Marreco juntamente com outras quatro. Desta vez, além de tocar no Paiolão no encerramento da noite com a banda Sambô (SP), a banda foi atração principal da PRAÇA PARK no último dia da Festa. No referido Festival, foi feita uma parceria com festivais independentes de Minas Gerais e promoção e articulação com o Coletivo PELEJA, vinculado ao FORA DO EIXO.

O EP com as quatro músicas obteve repercussão e críticas em renomados blogs especializados como Southern Rock Brasil, Wiplash e MGTV (Jornal da TV Integração, Globo Minas). Neste período, O Berço é convidado pelo Timbre Cultural para se apresentar no primeiro dia do FESTIVAL TIMBRE em Uberlândia, ao lado de bandas como Vanguart, Porcas Borboletas, Vivendo do Ócio, entre outras, obtendo um excelente retorno do público.

Apos este período, o Berço entrou em imersão para gravar seu primeiro álbum completo. Da imersão no Sítio Zé Maria em Patos de Minas, nasceu o primeiro álbum intitulado Alto do Vale. Um resgate às origens de cada músico e suas referências, abraçando a música caipira, misturada ao folk, blues, country e rock. Pitadas do sertanejo/caipira brasileiro entrelaçado ao som das folias de reis nos domingos pela vizinhança. O álbum será lançado no mês de agosto.

O Berço é Alan Delay: baixo e percussão; Biel Faria: voz, violão e guitarra; Ciro Nunes: bateria, flauta e percussão; Lucas de Paula: guitarra, bandolin, viola e voz; Timonha Jr.: órgão, lap steel, percussão e voz.

* Fonte e foto: Ciro Nunes.

Compartilhe