MOVIMENTOS CRISTÃOS DE JOVENS NA DÉCADA DE 1980

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

AA juventude caminha gradativamente e positivamente, rumo ao seu verdadeiro lugar na construção de uma sociedade mais digna e justa. Assim, assistimos confiantes, a diversas manifestações dos jovens no campo da literatura, da música, das artes, esportes etc… Como fundamento essencial ao seu crescimento, vemos a juventude se organizando em grupos, unindo entre si, jovens que procuram um aprimoramento espiritual. Em Patos de Minas, os movimentos de jovens Cristãos têm crescido quantitativa e qualificativamente.

Dentro de um programa de ação da Igreja, que se fundamenta na PASTORAL DE JUVENTUDE, vários grupos de jovens têm surgido nos diversos bairros, inclusive na zona rural de baixadinha. Desse modo contamos atualmente com os seguintes movimentos de juventude Cristã: JUST – Jovens Unidos de Santa Terezinha, dos Padres Capuchinhos; MAC – Movimento da Amizade Cristã, do Bairro Cristo Redentor, Paróquia de Santa Terezinha; JAC – Juventude Aderida a Cristo, do Bairro e Paróquia do Rosário; MOJOBA – Movimento Jovem de Baixadinha, Paróquia de Santa Terezinha; TLC – Treinamento de Líderes Cristãos; e encontra-se ainda em atividade em Patos de Minas, o grupo FRAMCA – Fraternidade Missionária Madre Cabrini, através da ramificação do grupo Matriz que é sediado na cidade de São Paulo.

Esse grupos, na maioria deles, se reúnem regularmente aos domingos, e o TLC, realiza periodicamente, treinamento de líderes Cristãos através de encontro de jóvens. Os movimentos de jóvens, visam aprimorar o relacionamento, a união, a amizade, bem como orientar o crescimento espiritual e cultural dos jóvens, através das reuniões, encontros e da convivência grupal.

Muito se tem feito no sentido de melhorar a estrutura e aproveitamento desse tipo de movimento, que é sem dúvida necessário a um crescimento mais maduro, sadio e consciente de nossa juventude. Por outro lado, sabemos que muito ainda precisa ser feito para que seja atingido o objetivo final almejado por todos. Na Diocese de Patos de Minas, o responsável pela pastoral da Juventude, é o Padre Vicente Ferreira, que já iniciou contatos proveitosos com a liderança dos grupos atuantes, visando fortalecer e unir os objetivos dos movimentos, que sem sombra de dúvida, resume-se em viver o Evangelho espiritual e humanamente, encontrando o Cristo de modo real, na pessoa de cada irmão.

* Fonte: Texto publicado com o título “Movimento de Jóvens em Patos de Minas” na edição de agosto de 1980 do jornal Questão, do arquivo do Laboratório de Ensino Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Vidacrista.org.br, meramente ilustrativa.

Compartilhe