CENTRO JUDICIÁRIO DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS E CIDADANIA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

APara resolver seu conflito sem ter que entrar na Justiça, o destino certo é o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania. Nada de Juiz, sentenças e demandas judiciais. No Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus), a ordem é conciliar.

Inaugurado há quase um ano no UNIPAM, o Centro proporciona ao cidadão a possibilidade de resolver seus conflitos de modo informal, gratuito e por meio do acordo, tanto antes de ajuizar a ação, quanto durante seu curso. Assim, casos relacionados à inadimplência de condomínio, conflitos com vizinhos, pensão alimentícia, guarda consensual de menores, entre outros, são facilmente resolvidos.

O Cejus, criado em Patos de Minas, é o segundo do Estado de Minas Gerais e o primeiro do interior. Lá atuam como mediadores e conciliadores, alunos do curso de Direito do UNIPAM e estagiários do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). “O Cejus foi uma conquista muito importante para todos da nossa sociedade. Ele traz para as pessoas um caminho sem tantas burocracias e efetivo, e ainda, de forma gratuita e com um desgaste físico e psicológico muito menor”, explicou Nayara Caixeta, que atuou no Centro no ano passado.

De acordo com o aluno do 5° período, Murillo Carvalho, que também já atuou como estagiário no Cejus, enquanto processos impetrados na Justiça Comum levam anos para serem julgados, no Cejus, demoram no máximo três meses para serem solucionados. Contudo, devido à falta de informação da comunidade, a procura pelo Centro ainda é pequena. De acordo com o coordenador do Cejus, professor e Juiz de Direito, Dr. Joamar Gomes, a média é de cinco atendimentos semanais. “Contudo nós temos capacidade para atender até 20 casos diários e realizar até 15 audiências semanais”, explica.

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania está localizado no campus do UNIPAM, no Bloco C, anexo ao Núcleo de Práticas Jurídicas. O horário de funcionamento é de segunda a sexta de 12h às 18h.

* Fonte: Sarah Dieine, Assessora de Comunicação do UNIPAM.

* Foto: www.facebook.com/cejuspatosdeminas.

Compartilhe