VOCABULÁRIO EM 1977

Postado por e arquivado em HUMOR.

AHONESTIDADE – Foi a atuação da portaria do Parque de Exposições: recebia 5 cruzeiros e dava ao freguês um ingresso marcado com 3 cruzeiros. Tá?

SINCERIDADE – É a das Casas Pernambucanas de Patos de Minas. Para evitarem confusões, já previnem os incáutos que o crediário não passa de tentação. Tentação, porque? O freguês se ilude com a palavra “crediário” e depois… ai, se não andar em dia!

LEALDADE – É a do conhecido Colégio da Penha: “Colégio Comercial”. Taí: depois não queixem.

EXPLORAÇÃO – Aquilo que se passou no parque de Exposições: os preços das coisas. E o pior de tudo, é que não havia ninguém, mas ninguém mesmo, para coibir este abuso e roubalheira. Isto não é festa nem aqui e nem na China.

PORNOGRAFIA – A apresentação das chacretes no campo da URT. O interessante é que alguém perguntou: aqueles fiapos que elas vestem, são também derivados do petróleo?

ORGANIZAÇÃO – Foi o desfile do dia 24 de maio. Marcado para as 8.30 hs. e só teve início ao meio dia do dia 25 (do mesmo mês, é claro).

INGENUIDADE – A daqueles que pensavam que a Rádio Princesa não iria funcionar.

FALSO PRESTIGIO (ou Papo Furado) – O daqueles que se julgavam capazes de impedir o funcionamento da Rádio Princesa.

CHANTAGEM – É essa tabela da Sunab, que anda dependurada por aí, comprovando os preços que não são cobrados. Será que a Sunab sabe disso?

AUDIÊNCIA FORA DE SÉRIE – A da Rádio Princesa, sobretudo do programa do Formigão 77, o querido das moças…

MENTECAPTO – O deputado que votou a favor do divórcio. Por extensão, indica também todo o brasileiro que se mostrou favorável ao divórcio.

URT – Agremiação de rapazes que não têm um dos vícios capitais: não bebe – não fuma – não joga.

BOBEIRA – A do Sindicato Rural em pensar que a Festa do Milho não iria sair. Em sentido figurado, designa a atitude do eis prefeito Waldemar Rocha Filho, em renunciando.

* Fonte: Edição de julho de 1977 do Boletim Informativo, do arquivo do Laboratório de História do Unipam.

* Foto: 13-oitavo-a.blogspot.com.

Compartilhe