VINÍCIUS – O POETA DO AMOR

Postado por e arquivado em ARTES, TEATRO.

VINÍCIUSEsta foi a hora e a vez dos artistas patenses! Desacreditados, desprestigiados, desvalorizados, montando trabalhos com dificuldades, quase que sozinhos, fazendo contenção de despesas e sofrendo as consequências técnicas de shows montados nestas condições precárias. Esta era a situação do artista patense antes da criação da FUCAP – FUNDAÇÃO CULTURAL DO ALTO PARANAÍBA. Não que a Fundação seja a todo poderosa, muito pelo contrário, nada possui a FUCAP além do desejo de valorizar o nosso artista e mostrar com esmero e dentro das melhores condições técnicas o grande potencial artístico de Patos de Minas e da região do Alto Paranaíba.

Respeitado, valorizado, aplaudido e elogiado, integrando o elenco do maior espetáculo artístico-cultural já mostrado em Patos de Minas. Esta é a situação do artista patense hoje. Foi pela realização e produção da FUCAP que todas estas coisas aconteceram de uma só vez, modificando por completo um quadro que já se arrastava pelos anos.

Duas as produções realizadas pela Fundação Cultural. A primeira, de menor alcance, em termos de público, mas de altíssimo nível artístico, foi o Recital de violão: “Distante… Presente”, do violinista patense ANÍSIO DIAS, realizado dia 12 de março de 1983, no auditório da Rádio Clube de Patos. A segunda, o show “VINÍCIUS – O POETA DO AMOR¹”, que já foi visto por quase 2.000 pessoas em nossa cidade e que poderá agora ser visto pelo público de outras cidades já que pretendemos levá-lo fora.

Em número e qualidade foi reunido o maior elenco patense para esta montagem também patense. Sob a Direção Geral de João Marcos Pacheco, tendo como Assistente de Direção sua esposa Maria Suely de Souza Pacheco; na Direção Musical, Wagner José Pereira (Waguinho); Direção Coreográfica, Prof.ª Lúcia Helena de Queiroz Pereira; Direção Teatral, Vicente Nepomuceno, que também criou o cenário; o Som foi realizado pela CADORO (Técnicos Marcos Amorim e Humberto Amorim); a Luz foi do CET-Centro de Estudos Teatrais (Programadores Eugênio Ribeiro, Heitor Pinheiro e João Marcos). A convite da FUCAP, atuaram os seguintes Atores: Eugênio de Melo Ribeiro, Betânia de Souza Pacheco, Heitor Rocha de Mendonça Pinheiro, Hélio Pereira Borges, Jane Gorete Porto, Janice Bernadete, João Marcos Pacheco, José Afonso as Silva, José Geraldo da Silveira, Magali Costa Santos, Nádia Maciel Sampaio, Nelson Missias de Morais.

As seguintes Bailarinas participaram da montagem: Adriane dos Santos Gonçalves, Ana Beatriz Bontempo, Ana Paulo Araújo Santos, Betânia de Souza Pacheco, Carla Piau Vieira, Cristiane Gonçalves dos Santos, Cristiane Maria de Araújo Morais, Edvane Cardoso Boaventura, Fabíola de Santana Miranda, Fernanda Coutinho de Mendonça, Jane Guimarães Campos, Júnia Guimarães Campos, Lúcia Helena de Queiroz Franco, Magali Costa Santos, Magda Faria Almeida, Patrícia Emília Ribeiro Louzada, Rogéria Vieira, Simone Maria Guimarães e Silva, Tereza Cristina Borges de Araújo. Foram convidados os bailarinos Lecy Ferreira e Jeanete Guenka, para uma Participação Especial, nas coreografias das músicas “Valsinha” e “Samba em Prelúdio”. Os dois bailarinos pertencem ao Corpo de Baile do Palácio das Artes, da Fundação Clóvis Salgado de Belo Horizonte. No espetáculo de estréia, de 21 de abril, Lecy e Jeanete dançaram gratuitamente, demonstrando assim seu interesse em colaborar com a FUCAP e o movimento cultural artístico de nossa região. Nas apresentações seguintes, mesmo recebendo um cachê inferior ao real, novamente Lecy e Jeanete se apresentaram.

Aqui fazemos uma ressalva para em nome do Diretor Geral do espetáculo agradecer à bailarina Fátima Carretero que na estréia substituiu a bailarina Jeanete Guenka, que por problemas médicos não pode participar daquele espetáculo. Também os agradecimentos ao Lecy em especial e à Jeanete, pela dedicação ao espetáculo, inclusive criando movimentações que muito valorizaram o show. Os Músicos que compuseram o conjunto foram convidados pelo Diretor Musical, Waguinho, a quem a FUCAP confiou toda a parte musical: Vicente de Paula da Cruz, Pelé, baixo e vocal; Alcino Dias Gonçalves, Castor, bateria; Maria Cristina Garchet Teixeira, piano; Marco Antônio Comini, flauta; Venerando Domingos Corrêa, clarineta e saxofone; Helena Anversa Pereira Borges, vocal e piano; Sônia Maria Neves Nascimento, vocal; Woodson José Pereira, vocal.

Apesar de ter sido feita uma tentativa com a Prefeitura Municipal e Sindicato Rural para uma apresentação com preços populares, durante a Festa do Milho, em nossa cidade o espetáculo não mais será mostrado. A Fundação está fazendo contatos com Montes Claros, Monte Carmelo, Paracatu, Brasília e Belo Horizonte, onde provavelmente deve haver algum patense assinante da Revista “A Debulha”, a quem pedimos apoio e o esforço no sentido de que possamos mostrar este trabalho há outras cidades.

* 1: Leia “Vinícius – o Poeta do Amor: Sucesso em Belo Horizonte”.

* Fonte e foto: Edição n.º 69 de 15 de maio de 1983 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.

Compartilhe