PONTO DE CULTURA PATUREBA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

AMINDAO Ponto de Cultura Patureba é um órgão ligado à Unart que foi conquistado por idealizadores artísticos, dentre eles, Arminda Alves Gomes de Carvalho, atual gestora e diretora do Ponto de Cultura. Através de um edital publicado pelo Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, foi implantado no estado de Minas Gerais cem pontos culturais e, dentre esses cem, Patos de Minas foi beneficiado.

A Unart (União dos Artistas Plásticos de Patos de Minas), criada há trinta e um anos, é um movimento liderado por Arminda, primeira presidente da entidade. Tem-se como principal motivo para a implantação dessa sede, a dispersividade dos artistas plásticos. Eles precisavam de um local e apoio para valorizar as riquezas artísticas. “A Unart é a mãe de todos”, completa Arminda.

O Ponto de Cultura Patureba ganhou espaço na cidade de Patos de Minas depois que o edital foi publicado em 2008. Em 2009, nasceu o espaço artístico na cidade. O primeiro edital foi uma proposta de convênio de três anos e, assim que foi encerrado, no ano passado, o prefeito Pedro Lucas Rodrigues se habilitou a apoiar e se tornar um parceiro do Ponto Cultural. Desde então, o centro artístico firmou um convênio de três anos com a Prefeitura Municipal de Patos de Minas.

As atividades desenvolvidas no Ponto de Cultura Patureba são todas relacionadas a atividades visuais, artesanato e artes plásticas. Técnicas de pintura, óleo sobre tela, acrílico sobre tela, aquarela, escultura, mosaico, fotografia, charge, caricatura, serigrafia, gravura, cerâmica artística. Todas essas artes são executadas sem nenhum fim lucrativo, mas com prazer e dedicação. Todos os monitores e artistas doam o seu trabalho como uma forma de transmitir cultura de geração para geração.

O Ponto de Cultura Patureba funciona das 16h às 18h, e das 19h às 21h. Qualquer pessoa pode fazer a inscrição para aprender e ganhar espaço na arte cultural. Crianças a partir de nove anos de idade já têm prioridade na entidade. As inscrições são feitas duas vezes ao ano entre os meses de junho a setembro, e outubro a dezembro. A segunda etapa será entre os dias 9 e 10 de setembro.

Além do Centro de Cultura Patureba os monitores também fazem a gestão das aulas nos três CRAS de Patos de Minas, nas clínicas terapêuticas, no Centro de Convivência e outros locais. São 27 oficinas e 20 horas aulas e, em média, tem-se dez alunos por curso. “A sede já está pequena pra tanto artista, mas já reivindicamos um novo espaço ao lado do Conservatório Municipal, no Parque do Mocambo, com o apoio do prefeito Pedro Lucas”, complementa Arminda Alves.

O objetivo maior do Ponto de Cultura é levar a arte onde o povo está, sobretudo, criando oportunidades para pessoas consideradas excluídas do contexto artístico e cultural. Aqui, na cidade de Patos de Minas já foram revelados grandes talentos. Arminda afirma que através desse ponto de cultura se cumpre o papel sócio cultural, juntamente com a Unart. Anualmente é realizada uma exposição na galeria do Teatro Municipal de Patos de Minas. A abertura deste ano será no dia 22 de dezembro.

ARMINDA: “Eu agradeço ao jornal Folha Patense, na pessoa do diretor Ésio Nogueira, que desde o primeiro momento nos apoiou, promovendo a nossa arte e cultura patense”.

* Fonte e foto: Texto de Gabriela Pires (Estagiária) publicado na edição de 30 de agosto de 2014 do jornal Folha Patense.

* Foto: Gabriela Pires.

Compartilhe