PUTREFATUS BRASILIENSIS

Postado por e arquivado em CANTINHO LITERÁRIO DO EITEL.

4Tudo começou quando sinais misteriosos vindos do espaço longínquo foram captados pelas poderosas antenas telescópicas da Agência Espacial SANA. Um contingente enorme de cientistas estudou meses a fio o significado de tais sinais. Depois de muitos neurônios queimados chegaram à conclusão que os sinais eram provenientes de uma galáxia ainda pouco estudada por eles, denominada Via Canáctea. A avançada tecnologia da SANA esmiuçou de tudo quanto foi jeito todas as modalidades da Astrofísica, Matemática e matérias afins para chegar à conclusão que os sinais vinham de um planetóide há pelo menos uns 30 bilhões de quilômetros de distância. Os cérebros portentosos dos cientistas decifraram o enigma e tudo virou manchete nos meios de comunicação.

_ EXTRA! EXTRA! Cientistas da SANA captam sinais de SOS de um planetóide da Via Canáctea, com atmosfera compatível e seres fisicamente semelhantes a nós. Uma nave de última geração, a Grêmioprise, vai ser enviada ao local para averiguamentos. Nunca neste Planeta um contingente tão soberbo de cientistas foi destacado para uma missão espacial. Pelos ditos, a situação por lá é crítica, e cabe a todos nós desejar aos nossos irmãos ensejos de uma boa viagem e que os irmãos de lá sejam adequadamente providos em suas necessidades.

A viagem, terrivelmente longa, transcorreu sem grandes sobressaltos. Quando os sensores da Grêmioprise detectaram os 8.514.876,599 km² do planetóide, a tripulação já estava a postos para o pouso, que se deu num local previamente estabelecido. A recepção foi uma festa e em poucas horas estavam as partes interessadas participando de uma reunião ultra-secreta. Uma voz rouca e demonstrando muita emoção dominou a todos, numa língua instantaneamente traduzida aos tripulantes da nave.

_ Bem vindos ao nosso planetóide Fétidus. Em nome de todos, eu, Esperançus Dias Melhoris, os saúdo. Passo a palavra ao nosso relator, meu irmão Jacinto Dias Tranquilis, que vai narrar a vocês a situação caótica e desesperadora em que se encontra a nossa nação.

A explanação foi longa, muito longa. Jacinto mostrava muita emoção nas palavras, enquanto seus conterrâneos ouviam e a todo momento miravam os visitantes, como se para eles aqueles vindos de tão longe fossem a derradeira tentativa de salvação.

_ Prezados Senhores, estamos honrados com a presença de vocês e profundamente agradecidos por virem de tão longe em resposta ao nosso pedido de socorro. Secretamente, como está sendo esta reunião, emitimos os sinais para o espaço longínquo na esperança de chegar até uma civilização avançada, longe das que nos rodeiam e que só fazem nos espoliar em conluio com os governantes daqui. Quão feliz ficamos quando vocês nos responderam. E extasiados ficamos ao aqui chegarem, principalmente por serem praticamente idênticos a nós fisicamente. Há milhares e milhares de anos nossa raça, a Dignus hominis, vivia em paz neste planetóide. Até que num triste dia fomos invadidos pelos Venhanós emaisnada, do planeta Corruptus. A partir deste dia fomos literalmente escravizados. Foram gerações e mais gerações de sofrimentos. Os Venhanós vinham com o único objetivo de explorar nossas riquezas minerais e energéticas, escassas no planeta deles. Quando consideraram que nada mais havia de interessante por aqui, zarparam com suas naves para novas invasões, e nos deixaram uma corja de seres horripilantes, que se multiplicaram aos montes, e continuamos subjugados como nunca. Foram centenas e centenas de anos em luta, mas nós, os Dignus, somos uma minoria, e a cada dia que passa mais e mais nos vemos sujeitos aos desmandos deles, os Putrefatos brasiliensis.

O Relator Jacinto explanou com detalhes as várias fases da História de Fétidus, desde a invasão dos corruptanos, passando pelo domínio dos Putrefatus brasiliensis sobre eles, os Dignus hominis, até chegar aos dias de hoje. Relatando como era Fétidus atualmente, de Jacinto e seus conterrâneos escorriam lágrimas, enquanto os visitantes se entreolharam e em cada um a percepção daquele filme já visto os preocupou.

_ Aqui em Fétidus, o que prevalece é a esperteza, o golpe, o crime, pois o que domina é a impunidade. Aqui, a língua oficial só existe no papel, pois falar e usar a língua de outros planetas vizinhos é que é bonito, tanto que, imaginem só, o prédio da Academia Fetidense de Letras tem nome estrangeiro. Aqui, desocupados invadem propriedade alheia e o governo putrefatense não só apóia como aplaude. Aqui, representantes do povo sofrido desviam verbas públicas e se enriquecem, tranquilamente. Aqui, políticos comprovadamente ladrões, se candidatam abertamente, e, pasmem, se elegem. Aqui, menores de 18 anos matam à vontade e ninguém pode encostar a mão neles. Aqui, um representante do governo recebe uma fortuna para trabalhar três dias por semana, e olha lá, enquanto professores e policiais que arriscam a vida todo dia têm de trabalhar três turnos para ter uma renda compatível. Aqui, o cidadão comum aposenta com uma miséria e todo ano sua renda diminue, enquanto as dos apadrinhados crescem em progressão geométrica. Aqui, nós trabalhamos 4 meses no ano só para pagar impostos, nós que trabalhamos, pois os que não trabalham recebem ajuda justamente para continuarem não trabalhando, mas votando neles, e não temos escolas dignas pra todos, saúde pra todos, transporte, segurança e o escambau pra todos. Aqui, fabricamos tanta gasolina que somos praticamente auto-suficientes, mas temos os preços mais caros da galáxia. Aqui, quando um sujeito é preso descobre-se que ele já tinha mais de cinqüenta passagens pela polícia, e, incrivelmente, o cidadão estava livre e solto nas ruas. Aqui, o cara pode fazer todo tipo de atrocidades até os dezoito anos. Depois, continua fazendo, sendo preso, sendo solto, sendo preso, sendo solto, e por aí vai. Aqui, político tem imunidade parlamentar, quer dizer, ele pode fazer o que quiser e nada acontece, ele está sempre no poder, enquanto o pobre que rouba um litro de leite para alimentar o seu filho é preso imediatamente. Aqui, um cara estupra uma menor ou mata qualquer um e ainda assim tem alguém para defendê-lo, enquanto um pobre coitado mata um animal silvestre é imediatamente preso, e fim de papo, sem direito a defesa nenhuma. Aqui, a droga rola solta e já não sabemos mais o que fazer. Aqui, andar de carro é mais barato que andar de ônibus. Aqui, andar de carro ou de ônibus se torna um sofrimento terrível, pois pagamos impostos caríssimos para ter condições de dirigir e manter o carro e as estradas são péssimas, e nada acontece, nada acontece, e as estradas continuam péssimas e os impostos altíssimos. Aqui, pagamos impostos referentes ao Planeta Soberbus e recebemos serviços de miséria como o Planeta Esqueléticus. Aqui, cesto de lixo nas ruas é enfeite, pois o povo gosta mesmo é de carimbar as calçadas e as ruas. Aqui. Aqui…

Após ouvir as palavras do nobre Jacinto, o representante oficial dos visitantes espaciais solicitou um tempo para discutir com a tripulação sobre os fatos apresentados. Se retiraram e depois de um longo tempo voltaram a deram o veredito.

_ Prezados Senhores dignenses, foi uma grande surpresa para nós ouvir o drama de vocês. Surpresa terrível, pois, incrivelmente, os enfrentamos também, há milênios. Estamos nos vendo na pele de cada um dignense aqui presente, e aos outros que neste exato momento estão sofrendo com os desmandos dos crápulas putrefatenses. Sofremos igualmente como vocês. Até que adquirimos a capacidade de discernir quem era crápula e quem não era crápula. Lutamos com a mente. Fomos nos juntando e formamos um imenso contingente de seres idôneos. Foram séculos de lutas intensas. Mas vencemos. Hoje, a paz nos domina. Não há corrupção, não há drogas, não há crimes. Decidimos que três dos nossos mais abalizados cientistas vão ficar aqui para treiná-los e prontificá-los a iniciar urgentemente a batalha contra o Putrefatus brasiliensis.  Usando de todos os artifícios que nos redimiram, chegará o dia em que este planetóide terá por nome o mesmo nome de vocês, Dignus. Pois, se assim não for, aqui será uma eterna Colônia, onde os putrefatenses vão reinar eternamente.

Quando o risco luminoso da Grêmioprise em sua volta se apresentou na noite fetidense, o cotidiano no planetóide Fétidus se dividiu. Para os putrefatenses, nada mais era do que algum visitante de um planeta vizinho. Para os dignenses, aquele risco luminoso era o início de uma longa e árdua batalha.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Sitedecuriosidades.com.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in