FUNDADO O NEURÓTICOS ANÔNIMOS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

AAjuda gratuita para quem sofre de depressão, angústia, ansiedade, insônia, medo, solidão, irritabilidade, esgotamento nervoso e outros sintomas torturantes de distúrbios emocionais.

REUNIÃO PÚBLICA DE INSTALAÇÃO

Com a presença de mais de 300 pessoas, inclusive autoridades, médicos e quatro membros de grupos de Neuróticos Anônimos-N.A. de Belo Horizonte liderados pela Coordenadoria Estadual do movimento, realizou-se no dia 8 do corrente mês, às 19:30, no auditório da Rádio Clube de Patos, a reunião pública de instalação do primeiro grupo de Neuróticos Anônimos de Patos de Minas.

Os esclarecimentos e testemunhos apresentados naquela reunião causaram viva impressão e não deixaram dúvidas quanto à eficiência do programa de N.A. para a recuperação de pessoas que sofrem distúrbios emocionais desde os mais leves até os mais graves.

Além de pessoas recuperadas, pessoas em recuperação e pessoas que se reconheceram emocionalmente doentes, manifestaram-se Frei Leopoldo e Dr. Benedito Corrêa da Silva Loureiro proclamando a validade do movimento e emprestando-lhe seu apoio.

O QUE É N.A.

N.A. é uma irmandade de homens e mulheres que se ajudam mutualmente na solução se seus problemas mentais e emocionais, através da prática do Programa de Recuperação de Alcoólicos Anônimos adaptado. Nasceu nos Estados Unidos em 1964 e espalhou-se pelo mundo inteiro. Chegou ao Brasil em 1969 através da cidade de São Paulo. Hoje, existem no país mais de 100 grupos, sendo que 14 deles estão em Belo Horizonte. O grupo patense é um dos primeiros do interior do Estado.

N.A. não usa a palavra neurótico em seu sentido científico. Para Neuróticos Anônimos, neurótica é qualquer pessoa cujas emoções interferem em seu comportamento, de qualquer forma e em qualquer grau, segundo ela mesma reconhece. Uma vez que a pessoa reconheça que suas emoções estão perturbando sua saúde e sua vida, basta que ela queira recuperar-se para ser membro de N.A. Nenhum outro requisito é exigido.

N.A. não cobra taxas nem mensalidades; aceita pessoas de todos os níveis sociais, instruída ou sem instrução. N.A. não está ligado a nenhum movimento político e a nenhuma organização religiosa. Suas portas e seu Programa de Recuperação estão abertos para pessoas de todas as crenças, bem como para quem se considera ateu ou agnóstico.

TESTEMUNHO

“Antes de conhecermos o Programa de Recuperação de N.A, tentamos de tudo para aliviar o nosso sofrimento. Muitos de nós já se submeteram a tratamentos os mais diversos, tomaram milhares de tranquilizantes, anti depressivos e outras drogas similares, foram internados várias vezes. Muitos chegaram a tentar o suicídio. Durante anos, achávamos que não havia saída para nós e que estávamos condenados a sofrer sempre.

Sentíamo-nos sós e não encontrávamos paz em parte alguma. Mas, finalmente, achamos uma saída, que agora também oferecemos a você. Uma saída do sofrimento mental e emocional para ingressar numa vida feliz e serena. Essa saída é o Programa de Recuperação de Neuróticos Anônimos. Venha conhece-la. As reuniões de N.A. são lugares felizes, onde se pode sentir amor, compreensão, amizade e ajuda mútua. TODOS SÃO BEM-VINDOS ÀS REUNIÕES DE N.A.”

TELEFONE: 9993.6660

* Fonte: Texto publicado com o título “Neuróticos Anônimos Fundado em Patos de Minas” na edição n.º 70 de 15 de junho de 1983 da revista A Debulha, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Institucional.

Compartilhe