TEORIA E PRÁTICA

Postado por e arquivado em ARTES, FERNANDO KITZINGER DANNEMANN, LITERATURA.

Em um curso de treinamento para executivos patrocinado pela Acipeve – Associação Comercial e Industrial de Periquitinho Verde, ensinava-se que a solução para os problemas empresariais de qualquer ordem – administrativos, financeiros, de produção, vendas ou qualquer outro – não pode e nem deve ficar distante do que acontece no cotidiano das pessoas, porque mesmo sendo de natureza diferentes, eles dependem do bom senso de quem os esteja enfrentando para chegarem a um final feliz. Foi por essa razão que o professor contratado pela entidade patronal achou por bem mostrar, em oito aulas, algumas situações difíceis – para não dizer outra coisa – que não são tão incomuns assim na vida particular de muitos homens e mulheres, valendo-se delas para concluir sobre o que deve ou não deve ser feito na gestão empresarial que pretende ter o sucesso como companheiro. Vejamos quais são elas:

AULA 1 – Uma linda jovem passeia com o seu namorado. Em dado momento, os dois ouvem os operários de uma obra próxima gritando em sua direção: – Ô cara… em vez de ficar andando pra lá e pra cá com essa moça, trate de levá-la para um lugar escuro e… crau nela!

Envergonhado, o rapaz finge que não é com ele e segue o seu caminho. Mais adiante o casal chega a um parque onde alguns aposentados estão sentados, e estes, ao vê-los, sugerem: – De mãozinha dada com a gatinha? Que é isso, moço? Deixe de ser bocó e procure o motel mais próximo para fazer com ela o que precisa ser feito. Ou será que o mocinho não gosta dessas coisas?

Novamente o rapaz faz de conta que não escutou, mas desconcertado, resolve levar a moça para casa. Quando chegam, ele trata de se despedir: – Então, até amanha, meu amor.

E a namorada: – Até amanhã? Até nunca mais, “seu” surdo incompetente.

Conclusão: Escute e ponha em prática os conselhos dos consultores externos, pois eles são pessoas com experiência. E se não fizeres isso, a tua imagem de gestão empresarial ficará seriamente comprometida.

AULA 2 – Um presidiário condenado à prisão perpétua por assassinato em primeiro grau, consegue fugir após 25 anos de reclusão, e na fuga ele entra em uma residência onde um casal de jovens descansa no quarto. O assassino então amarra o homem em uma cadeira e a mulher na cama, depois encosta o seu rosto por alguns instantes no peito da mulher, e em seguida levanta-se e sai do aposento. Aí o marido, arrastando a cadeira, aproxima-se da esposa e lhe diz:

– Meu amor, esse homem não vê uma mulher há anos. Eu vi quando ele beijou o seu peito, e já que estamos sozinhos, quero lhe pedir que coopere, que faça tudo o que lhe for pedido. Se esse cara desejar fazer sexo selvagem consigo, faça, meu amor, e finja que está gostando. Por favor, querida, lembre-se de que nossas vidas dependem disso. Portanto, seja forte e não se esqueça de que eu a amo.

A jovem então lhe explica: – Querido, fico muito grata pela sua compreensão. Eu sei que esse criminoso não vê mulher há anos, mas acontece que ele não me beijou os seios, e sim sussurrou em meu ouvido que tinha gostado muito de você, e me perguntou se por acaso nós temos vaselina no banheiro. Eu disse que sim, ele foi buscá-la e, portanto, meu lindo, quando o bandidão voltar, seja forte, agüente firme e faça tudo o que ele quiser, pois o que vai acontecer não diminuirá em nada o nosso amor.

Conclusão: Não estar corretamente informado poderá lhe trazer sérios inconvenientes. A informação atualizada e exata é fundamental para se ter sucesso no caso de uma eventual de competência desleal, e assim evitar surpresas desagradáveis.

AULA 3 – Um rapaz vai a uma farmácia e pergunta ao farmacêutico: – O senhor tem preservativo? Minha namorada me convidou para jantar esta noite em sua casa.

O farmacêutico lhe dá o preservativo e o rapaz sai do estabelecimento. Mas volta logo em seguida, explicando: – É melhor o senhor me dar outro, porque a irmã da minha namorada é boa pra burro e como vive cruzando as pernas na minha frente, eu às vezes chego até a ver as entranhas dela. Estou desconfiado de que a danada está querendo alguma coisa comigo, e como vou jantar com elas… bem, o senhor sabe, não é?…

O farmacêutico o atende, e o jovem sai outra vez da farmácia. Mas retorna novamente, dizendo dessa vez: – Me dê mais uma camisinha. A mãe da minha namorada também não é de se jogar fora, e quando a filha não está por perto, vive se insinuando pro meu lado de um jeito que me deixa excitado. Como eu vou jantar lá… quem sabe, não é?

Atendido, ele sai pela terceira vez e não volta mais. Na hora do jantar, o rapaz está sentando à mesa ao lado da namorada, tendo a sua frente a mãe e a irmã dela, quando o pai da moça chega e também se senta para jantar. No mesmo instante o jovem inclina a cabeça, une as mãos e começa a rezar.: – Senhor, abençoa esses alimentos, bzzzz, bzzzz, bzzzz… damos graças a Deus por estes alimentos.

E continua rezando sem cessar, de cabeça baixa e olhos fechados, até que passados alguns minutos, quando todos já não conseguem mais esconder a surpresa causada por aquele procedimento, a namorada sussurra ao ouvido do rapaz:  – Meu amor, eu não sabia que você era tão religioso.

E o rapaz: – Pois eu também não sabia que o seu pai era o farmacêutico.

Conclusão: Não comente os planos estratégicos da empresa com desconhecidos, porque essa confidência poderá destruir a sua própria organização.

AULA 4 – Um homem entra no chuveiro enquanto sua mulher, que acaba de sair de lá, está se enxugando. Nisso a campainha da casa toca. Depois de alguns segundos de discussão para ver qual dos dois vai atender a quem chama, ela desiste, enrola-se na toalha, desce as escadas, abre a porta e dá de cara com o Nestor, vizinho da direita, de pé na varanda. Surpreso, este examina a dona da casa por alguns instantes, e antes que ela possa dizer alguma coisa, ele propõe: – Eu lhe dou três mil reais se você deixar cair essa toalha!

A mulher não precisou de mais que  dois segundos para deixar a peça de pano cair ao chão. O homem a examinou com atenção, em seguida entregou-lhe o dinheiro prometido, virou-se e foi embora. Confusa, mas satisfeita com a sorte que tivera, ela volta a se enrolar na toalha, sobe as escadas, e quando entra no quarto o marido grita do chuveiro: – Quem era?

– Era o Nestor, nosso vizinho.

– Ótimo! Ele lhe entregou os 3.000 reais que estava me devendo?

Conclusão: Compartilhando informações a tempo, você poderá prevenir exposições desnecessárias.

AULA 5 – Um padre dirigindo seu carro em uma estrada vê uma freira de pé no acostamento. Ele pára, lhe oferece carona, ela aceita, entra no veículo, mas ao se ajeitar na poltrona não consegue evitar que suas pernas fiquem quase que totalmente descobertas. O sacerdote se alvoroça com aquela cena e quase bate em um caminhão, mas evitando o acidente, ele se controla por alguns momentos, até que pouco adiante, sem conseguir resistir à tentação, coloca sua mão direita na perna da religiosa. Esta olha para ele e diz: – Padre, lembre-se do salmo 129.

Sem graça, o padre se desculpa: – Desculpe, irmã. A carne é fraca.

E tira a mão da perna da freira. Esta, porém, repete a frase: – Padre, lembre-se do salmo 129.

Mais um pouco eles chegam ao destino da freira, que desce do carro com um sorriso enigmático no rosto, agradece a carona e entra no convento. O padre vai embora, e tão logo chega à sua igreja corre para ver nas Escrituras o que diz o salmo 129. E encontra: – “Vá em frente, persista, mais acima encontrarás a glória do paraíso”.

Conclusão: Se você não estiver bem informado sobre o seu trabalho, poderá perder excelentes oportunidades.

AULA 6 – O gerente de uma empresa sai com dois funcionários para almoçar. No caminho eles encontram na rua uma antiga lâmpada a óleo, e lembrando-se da história, o que a tem nas mãos a esfrega com vigor redobrado, até que de lá de dentro sai um gênio que diz: – Eu só posso atender três desejos. Assim sendo, darei a cada um de vocês o direito de fazer um único pedido.

Na mesma hora o mais apressado anuncia excitado: – Eu quero estar nas Bahamas, conduzindo um iate e sem nenhuma preocupação com a vida.

Foi ele falar e… puft… se foi. Aí o segundo funcionário grita alvoroçado: – Pois eu quero estar no Havaí ao lado do amor da minha vida, tendo à minha disposição um provimento inesgotável de cerveja bem gelada.

Mal ele fechou a boca e… puft… também se foi.

– Agora você – diz o gênio ao gerente.

E este: – Eu quero aqueles dois de volta ao escritório logo depois do almoço, porque nós vamos ter uma reunião.

Conclusão: Deixe sempre o seu chefe falar primeiro.

AULA 7 – Na África, não há dia em que o veadinho acorde sem saber que precisará correr muito mais do que o leão caso queira continuar vivo. Em compensação, o leão também inicia sua jornada diária com o conhecimento pleno de que deverá correr muito mais que o veadinho, para não morrer de fome

Conclusão: Pouco importa se somos o veadinho ou o leão. O que interessa saber é que quando o sol nascer, todos nós temos que começar a correr.

AULA 8 – O corvo que costuma ficar pousado o dia inteiro no alto de uma árvore, sem fazer nada, ouve a pergunta do pequeno coelho: – Eu posso ficar sentado aqui embaixo e ficar como você, sem fazer nada.

O corvo responde: – Claro!… Porque não?…

Então o coelho se ajeita sob a sombra da árvore, relaxa o corpo e acaba adormecendo. Nisso, uma raposa que ia passando pelo local avista o dorminhoco desprevenido, e sem pensar duas vezes trata de não perder a oportunidade que lhe caiu no colo: salta sobre ele, garantindo assim o seu almoço.

Conclusão: Para que você possa ficar sentado, de braços cruzados e sem que os outros o incomodem, precisa estar no topo.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in