UM ARGENTINO NA URT

Postado por e arquivado em ESPORTES, FUTEBOL, URT.

PEREIRAEm março de 1988 foi disputada uma partida de futebol amistosa entre a URT e um combinado argentino. Um jogador adversário foi eleito o melhor em campo. Seu nome: Pereyra. Jogou tão bem que encantou não só a torcida como os dirigentes da Veterana da Avenida Brasil. O resultado foi a sua contratação para a disputa do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão daquele ano. O jornalista esportivo Adamar Gomes conta sobre seus primeiros dias em Patos de Minas:

Fernando Alberto Pereyra, o Pereyra, começou a jogar futebol aos 12 anos de idade no Argentinos Jrs. Jogou no Estudiantes e no Gijon da Espanha. Apresentou-se pela primeira vez em Patos de Minas no dia 20 de março de 1988, num amistoso, jogando muito bem por um Combinado Argentino contra a URT. 1×1 foi o resultado. Lô, de pênalti (URT) e Pereyra (Combinado Argentino) marcaram os gols. Pedro Dias Cardoso (o Bolero) foi o árbitro da partida, que teve um público de 1489 pagantes. No dia 22 de março, a URT anunciou sua contratação. No dia 24 de março, jogou pelo Combinado em Patrocínio contra o CAP (3 x 3). Em 28 de março, se apresentou. No dia seguinte vai à Argentina para buscar a documentação. Em 06 de maio chegou, trazendo a esposa Suzana e os filhos Sabrina e Luis Alberto (na época com 5 e 4 anos). Pereyra estava com 27 anos. O primeiro treino com a camisa do Trovão Azul ocorreu em 13 de maio. Cerca de 1500 torcedores estavam presentes. O time reserva ganhou de 3 x 0. A estreia oficial ocorreu em 15 de maio. A URT jogou muito mal e acabou perdendo para o Clube dos Cem de Monte Carmelo por 1 x 0, jogo válido pela sexta rodada da Segunda Divisão. Nesta oportunidade o técnico Mirim foi demitido.

A vinda de Pereyra agitou o futebol patense, trazendo para os torcedores e a imprensa uma maior esperança de acesso da URT à primeira divisão do futebol mineiro. Em 14 de maio de 1988, o jornal Correio de Patos publicou uma crônica do repórter esportivo Jonas Silva intitulada “Sem Medo e Sem Segredo”:

Meus amigos,

Finalmente, para delírio e alegria geral da torcida celeste, chegou a Patos de Minas o jogador Pereira, o Argentino contratado pela diretoria da União Recreativa dos Trabalhadores para defender a camisa 10 do Trovão Azul.

Ainda nos primeiros contatos com a torcida patense, a demonstração de que é uma pessoa humilde, um moço trabalhador e que sem dúvida poderá dar muitas alegrias aos torcedores celestes.

A prova de que Pereira passa a ser a grande atração do público desportista foi evidenciada quando no seu primeiro treinamento, na sexta-feira passada, mais de 600 torcedores estiveram no Zama Maciel, para vibrar com os passes, com os lançamentos, com as jogadas de Pereira.
Ao certo, ninguém sabe o real motivo por que este argentino que tem futebol para um time de 1ª divisão, resolveu vir para Patos de Minas, mas agora isto deixa de ter importância, pois ele aí está e disposto a trabalhar para ajudar o time a subir para a 1ª divisão.

Sabemos que somente Pereira não irá carregar todo o time, que uma “andorinha só não faz verão”, mas é preciso lembrar que ele vem para uma posição em que o time se apresenta carente e o que é mais importante, vem para se transformar no homem do gol da equipe, o que indiscutivelmente está faltando à equipe patense.

Patos de Minas é uma terra que sabe, muito mais que outras, demonstrar o carinho de sua hospitalidade. Por isso mesmo, Pereira, temos certeza, sentir-se-á como se estivesse em casa, no meio dos patenses, e quem sabe este não será mais um motivo para prender o “gringo” no futebol da terra do milho?

Antes de mais nada, nossa esperança é que ele acerte, e dentro do campo possa demonstrar toda a sua garra, todo o seu potencial e o restante virá naturalmente, sem atropelos, sem correria, sem problemas.

A galera uerretense está mais que nunca entusiasmada, mais que nunca está feliz da vida pela grande contratação do excelente jogador, e ansiosa pela estreia dele no time. Todos querem ver Pereira jogar e, a partir de agora, as equipes adversárias terão também um ponto de referência. Somente pela sua presença o argentino preocupa os adversários e isto, meus amigos, é também muito importante. Torçamos, pois, para que Pereira seja feliz em nosso meio.

Aquele abraço.

Pereyra foi um típico jogador clássico, daqueles que dominavam muito bem a bola e dava passes com precisão. Apesar de não ter marcado um gol sequer, deixou saudades e a curiosidade de que um dia um jogador argentino vestiu a camisa da equipe patense. Para se ter uma visão completa de como foi a carreira de Pereyra em Patos de Minas, acompanhe o levantamento de Adamar Gomes:

22 de maio: Patrocinense 1×1 URT, em Patrocínio; 24 de maio: URT (Profissional) 6×0 Mamoré (Amador), amistoso no Mangueirão durante a Fenamilho; 29 de maio: URT 1×1 Araguari, no Mangueirão; 05 de junho: Araxá 0x0 URT, em Araxá. Pereyra foi expulso aos 43 do segundo tempo; 13 de junho: Mamoré 1×0 URT, amistoso no Waldomiro Pereira, 39.º aniversário do Mamoré; 19 de junho: Paraisense 2×0 URT; 26 de junho: URT 1×0 Fluminense de Araguari, no Mangueirão; 03 de julho: Clube dos Cem 0x0 URT, em Monte Carmelo; 10 de julho: URT 3×1 Patrocinense, no Mangueirão; 16 de julho: Sparta 1×1 URT, amistoso em São Gotardo; 24 de julho: Andorinhas 1×1 URT, amistoso em Presidente Olegário, VI Festa da Produção. Pereyra foi expulso pelo árbitro Pedro Dias Cardoso (Bolero); 31 de julho: URT 0x0 Trespontano, no Mangueirão; 07 de agosto: Atlético TC 3×0 URT, em Três Corações; 14 de agosto: URT 2×1 Clube dos Cem, no Mangueirão; 21 de agosto: URT 0x0 Santo Antônio, em Teófilo Antônio. Pereyra estava viajando para a Argentina. 28 de agosto: URT 1×1 Democrata de Governador Valadares, no Mangueirão; 04 de setembro: Trespontano 2×0 URT, em Três Pontas; 11 de setembro: URT 0x1 Atlético de Três Corações, no Mangueirão; 18 de setembro: Clube dos Cem 2×0 URT, em Monte Carmelo; 25 de setembro: URT 3×2 Santo Antônio de Teófilo Otoni, no Mangueirão; 01 de outubro: Democrata 0x0 URT, em Governador Valadares. Último jogo da Segunda Divisão de 1988. Pereyra foi expulso; 20 de outubro: URT 1×2 Francana. Amistoso, inauguração da nova iluminação do Mangueirão; 23 de outubro: URT 1×2 Coromandel, pela Copa Alto Paranaíba; 30 de outubro: Ibiá 0x1 URT, em Ibiá, pela Copa Alto Paranaíba; 03 de novembro: URT 1×0 Araxá. Amistoso no Mangueirão. Pereira expulso; 06 de novembro: Patrocinense 0x0 URT, pela Copa Alto Paranaíba. Pereyra não jogou (estava adoentado); 10 de novembro: URT 0x0 Ibiá, pela Copa Alto Paranaíba no Mangueirão; 13 de novembro: URT 1×2 Uberlândia. Amistoso; 20 de novembro: Coromandel 0x1 URT, pela Copa Alto Paranaiba. Pereyra, indisposto com a Diretoria, não jogou. 27 de novembro: URT 0x0 Patrocinense, pela Copa Alto Paranaíba. Foi o último jogo de Pereyra com a camisa da URT.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Fontes: Adamar Gomes; Jornal Correio de Patos, do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Arquivo de Adamar Gomes.

Compartilhe