ADVOGADO WALTER BUENO RIBEIRO JR. É DESTAQUE

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

ADVOGADOO advogado patense Walter Bueno Ribeiro Júnior, de 25 anos, é o profissional mais jovem da história a receber o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte. A solenidade de entrega do título foi realizada no plenário da Câmara Municipal no último 19 de julho, às 17 horas, com a presença de autoridades do Executivo, Judiciário e Legislativo, além de parentes e amigos do homenageado. O autor da proposição que concedeu o título ao patense foi o vereador Vilmo Ferreira Gomes, 1.º secretário da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Natural de Bom Sucesso, um distrito de Patos de Minas, o vereador Vilmo Gomes explica que propôs o título de cidadania ao conterrâneo pelo trabalho social que ele desenvolve na capital há mais de 8 anos. “Apesar de muito jovem, dr. Walter Bueno Ribeiro Júnior realiza um trabalho social admirável, em asilos, orfanatos, creches e organizações da sociedade civil organizada, ajudando especialmente os mais necessitados e os enfermos”, assinalou o vereador. “Não tenho dúvidas de que ele merece muito este título, que deve servir também de exemplo para que jovens como ele também exerçam seu papel na sociedade para que possamos ter um mundo melhor”, acrescentou o vereador.

“São trabalhos que ele desenvolve na APAE, em entidades de crianças com câncer, no setor habitacional, ajudando as pessoas a conseguir a posse de suas propriedades, em orfanatos, em asilos, ajudando a cuidar das pessoas mais idosas e que precisam muito, especialmente de carinho. Esse jovem de apenas 25 anos faz tudo isso com grande entusiasmo, alegria, movido unicamente pelo espírito de ser solidário”, assinalou o vereador.

O ex-senador e atual vice-presidente da Cemig, Arlindo Porto Neto, uma das personalidades presentes, também ressaltou, da tribuna da Câmara, a importância do trabalho que seu amigo e conterrâneo Walter Bueno Júnior vem realizando na capital ao longo dos últimos anos. “Conheço Walter Júnior desde pequeno, pois sou amigo dos pais, Walter Bueno e Abadia. Acompanho desde cedo sua trajetória e sempre me impressionou muito a sua determinação. Impressiona também o fato de um jovem como ele ter tanta preocupação social, de ser tão solidário e de querer ajudar tanto as pessoas, em especial aquelas que mais precisam. Jovens como você, Walter Júnior, com sua energia e sua garra, é que podem transformar a nossa cidade, o nosso estado, o nosso país num lugar melhor para se viver”, assinalou o vice-presidente da Cemig.

Também ocupou a tribuna da Câmara para destacar as qualidades do homenageado, bem como do trabalho que ele vem realizando na capital, o seu irmão e padrinho de Maçonaria dr. Marcelo Fernandes Amorim Oliveira. “É preciso destacar e estrutura familiar do homenageado, seu caráter e conduta, que foram moldados e lapidados com a ajuda da Ordem Demolay e Maçonaria”, assinala Marcelo, que também representava, na ocasião, a Loja Maçônica Fênix do Alto Paranaíba e todas as lojas maçônicas de Patos de Minas, e a loja do mais novo cidadão honorário de Belo Horizonte, a A.R.L.S. Acadêmica Raul Cândido do Nascimento.

Ao agradecer a homenagem, Walter Bueno Ribeiro Júnior destacou, emocionado, a importância dos pais: Walter Bueno Ribeiro e Maria Abadia de Oliveira Bueno, fundamentais na formação de seu caráter. Agradeceu também ao vereador Vilmo Ferreira Gomes, o autor da proposição que lhe concedeu o título, bom como o ex-senador Arlindo Porto Neto. “Agradeço ao vereador Vilmo Gomes e ao amigo Arlindo Porto a presença neste momento tão especial na minha vida e por serem exemplos, espelho para que eu possa sempre fazer mais e melhor, tanto na vida profissional como na vida pública”, assinalou.

“Ser político – ressaltou ainda o homenageado – é saber discutir, dialogar, ter posicionamentos contrários e tirar bom proveito disso. A política traz a igualdade quando consegue utilizar bem os recursos disponíveis e faz chegar esses recursos aos mais necessitados”.

O mais novo cidadão honorário de Belo Horizonte recorreu ao mestre Rui Barbosa, também conhecido como Águia de Haia, para encerrar o seu discurso de agradecimento, oportunidade em que ele, mais uma vez, prestou homenagem aos seus pais, por tudo que eles representam em sua vida.

“Se um dia, já homem feito e realizado, sentires que a terra cede a teus pés, que tuas obras desmoronam, que não há ninguém à tua volta para te estender a mão, esquece a tua maturidade, passa pela sua mocidade, volta à tua infância e balbucia, entre lágrimas e esperanças, as últimas palavras que sempre te restarão na alma: minha mãe, meu pai”.

Estiveram na Câmara de Vereadores para prestigiar o homenageado: Sr. Walter Bueno Ribeiro; Sra. Abadia Bueno; Sra. Samira Campos Bueno; Sr. ex-senador e atual vice-presidente da Cemig, Arlindo Porto Neto; Maria Coeli Porto; Sra. Joana Porto; Vice-Prefeito de Patos de Minas Sandro Ângelo de Andrade; ex-prefeita de Três Pontas Luciana Mendonça. Padrinho do Homenageado Sr. Gilmar Caixeta, representando o Deputado Federal José Humberto Soares; Dr. Marcelo Fernandes Amorim Oliveira, representando as Lojas Maçônicas de Patos de Minas; Dr. Libêncio José Mundim da Fonseca; Dr. Vicente de Paula Pereira Caixeta; Promotor de Justiça Dr. Wagner Lúcio Teixeira Leão; Procurador do Município de Patos de Minas Dr. Samir Vaz Viera Rocha; Sr. Marco Tredezzini; Sra. Lúcia Tredezzini; Sr. Eudes Júnior, Sr. Márcio Simão Basílio; Sra. Dagmar Caixeta; Victor Faria Turmin Caixeta; afilhado do homenageado, Arthur Faria Turmin Caixeta; Sr. Hélder José Caixeta; Sra. Liliana Caixeta; Sr. Nélio Antônio Vieira; Sra. Simone Vieira Caixeta; Sr. Rogério Chaves Brandão, Sra. Cláudia Caixeta Brandão.

Ao final da solenidade, Walter Bueno Ribeiro Júnior ofereceu aos convidados, em um dos salões da Câmara Municipal de Belo Horizonte um coquetel, que foi servido pelo renomado Buffet Célia Souto Mayor. Os convidados foram também brindados com uma deliciosa torta que a mãe do homenageado, Abadia Bueno, levou de Patos de Minas especialmente para a ocasião.

QUEM É WALTER BUENO RIBEIRO JÚNIOR

Walter Bueno Ribeiro Júnior nasceu em Patos de Minas no dia 02/01/1989, filho do Sr. Walter Bueno Ribeiro e Sra. Maria Abadia de Oliveira Bueno. Passou por Araxá e Uberlândia, antes de se firmar em Belo Horizonte no ano de 2006, quando se mudou para a capital mineira para concluir o ensino médio no Colégio Marista Dom Silvério

Aprovado de primeira no curso de Direito nos vestibulares das principais universidades da capital e do Estado, como Faculdade Milton Campos, PUC-MINAS, Fumec e UFU (Universidade Federal de Uberlândia). Cursou o 1.º semestre da faculdade de Direito na Faculdade Milton Campos e o 2.º semestre na UFU. Retornou posteriormente a partir do 2.º ano da faculdade de Direito para a capital Mineira, na PUC-MINAS (Campos Coração Eucarístico e Praça da Liberdade), onde concluiu sua graduação em junho de 2012.

Trabalhou em diversas empresas e escritórios de advocacia na capital mineira. Primeiramente com o Dr. Afrânio Domingues Veiga, Delegado da DRJ-BH (Delegacia da Receita Federal de Julgamento em Belo Horizonte). Depois, com o ex-Ministro da Justiça Ibrahim Abi-Ackel e seu filho, o Deputado Federal Paulo Abi-Ackel, no escritório de advocacia da família, Abi-Ackel Advogados Associados.

Posteriormente foi trabalhar como assessor parlamentar do Deputado Estadual Adelmo Carneiro Leão na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Aprovado em processo seletivo, foi trabalhar na empresa referência do ramo têxtil no Brasil, Cedro e Cachoeira Têxtil, pertencente à família Mascarenhas e ao saudoso ex-vice Presidente da República, José Alencar Gomes da Silva.

Convidado por seu amigo pessoal e Tesoureiro da OAB-MG, Dr. Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, foi trabalhar no escritório do qual é sócio proprietário, Ferreira e Chagas Advogados Associados. Posteriormente aprovado em processo seletivo, trabalhou com o Procurador Jurídico da COPASA, Dr. José Veloso Medrado.

Atualmente, integra os quadros da maior e melhor empresa do ramo de energia elétrica do país, referência mundial neste setor, a CEMIG, empresa esta, que tem o privilégio e a honra de ter como seu Vice-Presidente o ex-senador Arlindo Porto Neto, seu conterrâneo, uma das lideranças políticas de maior expressão do Estado, tendo sido Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vice-governador de Minas Gerais e prefeito de Patos de Minas.

* Fonte e foto: Edição de 06 de setembro de 2014 do jornal Folha Patense.

Compartilhe