SEBASTIÃO ALVES DO NASCIMENTO

Postado por e arquivado em PODER EXECUTIVO, PREFEITOS.

BINGASebastião Alves do Nascimento, o Binga, descendente de Mariano Joaquim de Ávila, um dos líderes da política provincial, araxaense e patrocinense, nasceu em Patrocínio em 13 de dezembro de 1919, filho de Elmiro Alves do Nascimento e Ana Ávila do Nascimento. Em sua terra natal fez o curso primário e iniciou o secundário, terminando-o em Belo Horizonte.

Em 1942, transferiu-se para Patos de Minas, exercendo a profissão de fazendeiro. Em pouco tempo conquistou milhares de amigos. Casou-se em 1944 com Coracy de Castro Alves, ligando-se, portanto, ao clã dos Maciel. Pelo trato afável, por sua simplicidade esse conhecimento foi se avolumando. Por influência da família Maciel e de seu sogro Abner Afonso de Castro, um dos chefes da UDN local, entrou na política. Não recebeu nenhuma influência de sua família, e seus irmãos eram ligados ao ex-PSD de Patrocínio.

Foi o primeiro presidente do Sindicato Rural (1954 a 1957), tendo a missão de integrar, ainda mais, os produtores rurais. Pelas grandes ações, o Parque de Exposições levou o seu nome: “Sebastião Alves do Nascimento – Binga”. Em sua homenagem, foi inaugurado um busto em bronze, no centro do Parque, numa criação do artista Ivan Clementino de Santana, em 24 de maio de 1978.

Já participando ativamente da política e dos problemas da terra que fez sua, candidatou-se a Prefeito Municipal em 1958, sendo o escolhido e empossado em 31 de janeiro de 1959. Durante o seu governo, entre os principais trabalhos realizou o movimento para trazer a CEMIG, não só para Patos de Minas, mas toda a região do Alto Paranaíba. Adquiriu o prédio da Fundação Pio XII e fundou o Colégio Municipal (hoje Escola Estadual Prof. Zama Maciel), sendo o primeiro estabelecimento de ensino da cidade a possuir o Curso Científico. Terminou o ajardinamento da Avenida Getúlio Vargas e levantou o monumento ao “Homem do Campo”. Construiu as Praças dos Boiadeiros (hoje Abner Afonso), Bandeirantes e Josefina Mourão. Construiu um parque de recreação infantil na Praça dos Boiadeiros (extinto). Continuou o asfaltamento da cidade; criou e construiu diversos grupos escolares na zona rural. A FENAMILHO teve início no seu governo (maio de 1959).

Em 1963 passou o cargo para o Vice-Prefeito Vicente Pereira Guimarães, a fim de se desincompatibilizar-se e candidatou-se a Deputado Estadual, sendo eleito com expressiva votação. Desde 1964 exerceu a função de Deputado à Assembleia Legislativa do Estado, sendo reeleito duas vezes consecutivas. Como representante da região na Assembleia conseguiu transformar o Colégio Municipal em Estadual, a criação e construção de diversos Grupos Escolares, Postos de Saúde, Cadeias e Fórum, pontes e ERMIG para toda a região.

Faleceu na cidade de Belo Horizonte, no dia 11 de Dezembro de 1977, em pleno exercício do mandato, sendo sepultado na cidade de Patos de Minas.

Maria Beatriz de Castro Alves Savassi, filha de Binga, conta a origem do apelido. “Quando ainda cursava o primário, lá em Patrocínio, papai era muito ‘elétrico’. Um dia a professora falou para ele: “menino, você parece uma binga acesa”. O apelido pegou. Quando veio para Patos, em 1942, já era conhecido como Binga”.

* Fontes: Domínio de Pecuários e Enxadachios, de Geraldo Fonseca; Patos de Minas: Capital do Milho, de Oliveira Mello; Sindicato Rural de Patos de Minas.

* Foto: Arquivo Sindicato Rural de Patos de Minas.

Compartilhe